Administração

A Equatorial Energia é administrada por um Conselho de Administração e por uma Diretoria. De acordo com o Contrato de Adesão ao Novo Mercado firmado com a B3, a Equatorial está sujeita a determinadas regras relativas à administração que decorrem do Regulamento do Novo Mercado e do Contrato de Adesão ao Novo Mercado.

Conselho de Administração da Equatorial Energia

O Conselho de Administração é o órgão de deliberação colegiada da Equatorial Energia, responsável pelo estabelecimento de suas políticas gerais de negócio, incluindo a estratégia de longo prazo. É responsável também, dentre outras atribuições, pela supervisão da gestão dos diretores da Companhia. As decisões do Conselho de Administração são tomadas por maioria dos votos dos membros presentes à reunião. As reuniões do Conselho de Administração são realizadas sempre que necessário, por convocação do presidente do Conselho de Administração, ou pela maioria de seus membros, podendo a convocação ser dispensada se presente a totalidade dos Conselheiros.

O Estatuto Social da Equatorial Energia estabelece um número mínimo de 3 conselheiros e máximo de 9 conselheiros. Os Conselheiros são eleitos em Assembleia Geral de acionistas por um prazo de 2 anos, permitida a reeleição, podendo ser destituídos pelos acionistas reunidos em Assembleia Geral.

Em conformidade com a Lei das Sociedades por Ações, o membro do Conselho de Administração está proibido de votar em qualquer assembleia ou de atuar em qualquer operação ou negócios nos quais este tenha um conflito de interesses com a Companhia.

Composição atual do Conselho

Eleição realizada em 28 de abril de 2023.

Carlos Augusto Leone Piani Presidente Independente do Conselho de Administração
Carlos Augusto Leone Piani, Conselheiro – O Sr. Piani é presidente da divisão canadense da Kraft Heinz Company, tendo sido diretor da Vinci Capital Gestora de Recursos Ltda. e co-responsável pela área de Private Equity. Adicionalmente, o Sr. Piani é Conselheiro da Companhia Mineira de Açúcar e Álcool Participações e da Unidas S.A. desde de julho de 2011 e membro dos Conselho de Administração da Equatorial e Equatorial Maranhão desde abril de 2010 e março de 2006, respectivamente. Na Equatorial, também foi membro do Conselho de Administração entre novembro de 2008 e abril de 2010 e diretor presidente entre março de 2007 e abril de 2010. Na CEMAR, também foi Vice-Presidente Administrativo Financeiro entre maio de 2004 e março de 2006 e Diretor Presidente entre março de 2006 e abril de 2010. Antes, trabalhou durante 6 anos no Banco Pactual. Entre 2000 e 2004, coordenou a gestão de fundos de capital de risco administrados pela Área de Investimentos do Banco. Neste período, atuou como membro do conselho de administração da Proteus Soluções em Tecnologia da Informação S.A., Visionnaire S.A., Extracta Moléculas S.A., Padtec S.A., Pini S.A, Automatos International Ltd. e SpringWireless Ltd. e como conselheiro fiscal suplente da Eletropaulo Metropolitana Energia Elétrica de São Paulo S.A. (de abril de 2003 a março de 2004). Entre 1998 a 2000, trabalhou na área de Finanças Corporativas em operação voltadas para os setores de infra-estrutura. Antes do Pactual, trabalhou em 1997 na Ernst & Young como analista do Departamento de Business Valuation. O Sr. Piani é graduado em Informática pela PUC-RJ e em Administração de Empresas pelo IBMEC. Além disto, obteve o título de CFA Charterholder pelo CFA Institute em 2003 e concluiu o curso Owners and President Management (OPM) Program da Harvard Business School em 2008.
Guilherme Mexias Aché Vice Presidente Independente do Conselho de Administração
Guilherme Mexias Aché, Vice-Presidente do Conselheiro – O Sr. Aché é economista e sócio fundador da Squadra Investimentos – Gestão de Recursos Ltda., atuando como CEO e co-CIO desta empresa. Adicionalmente atua como Conselheiro do Grupo Imaginarium. O Sr. Aché foi chefe da área de análise de empresas do Banco Pactual entre 1993 e 1998, onde começou como analista em 1991. De 1998 a 2007, foi um dos sócios fundadores e diretor da JGP Gestão de Recursos, onde foi o Portfolio Manager responsável pelos investimentos em ações, tanto no Brasil como em outros mercados emergentes.
Luis Henrique de Moura Gonçalves Membro Independente do Conselho de Administração
Luis Henrique de Moura Gonçalves, Conselheiro Independente – O Sr. Gonçalves é sócio e membro do Conselho de Administração da Gera Venture e Eleva Educação (desde 2011); Imaginarium S/A (desde 2012); e Brasil Brokers (desde 2014). O Sr. Gonçalves foi o sócio responsável por investimentos em ações da 3G Capital em Nova Iorque de 2005 a 2011. Entre 1998 e 2004 foi gestor de portfólio de ações internacionais e chefe da área de análise da JGP S.A. Foi analista de finanças corporativas e gestor de ações brasileiras no Banco Pactual, entre 1994 e 1998, e trainee internacional e analista de finanças corporativas no Citibank NA, de 1990 a 1994. O Sr. Gonçalves é formado em administração de empresas pela PUC-Rio, possui especialização em Finanças Corporativas pelo IBMEC e em Fusões e Aquisições pela Wharton School of Business.
Paulo Jerônimo Bandeira de Mello Pedrosa Membro Independente do Conselho de Administração
O Sr. Pedrosa foi conselheiro da Equatorial Energia de março de 2006 a 2015. É parte integrante do Conselho de Competitividade do Plano Brasil Maior e dos Conselhos das Indústrias Reguladas e de Energia da Associação Comercial do Rio de Janeiro. Anteriormente participou dos Conselhos de CEMAR e Light. O Sr. Pedrosa também é Presidente Executivo da Associação Brasileira dos Grandes Consumidores Industriais de Energia e Consumidores Livres (Abrace). Atuou como professor dos cursos de MBA em Energia do IBMEC-Rio e FGV-SP, da Pós-Graduação em Direito da Energia da Universidade Cândido Mendes e de cursos da USP, Unifei e UnB. Trabalhou na Eletronorte no projeto de turbinas hidráulicas e usinas hidrelétricas e foi Presidente da Chesf e da Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel), tendo atuado também como assessor da Subcomissão de Energia e da Comissão de Infra-Estrutura do Senado Federal. Durante quatro anos, o Sr. Pedrosa foi diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Entre 2017 e 2019, o Sr. Pedrosa ocupou cargo de membro do Conselho de Administração da Itaipu Binacional. O Sr. Pedrosa é graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade de Brasília (UnB), com formação técnica complementar em sistemas auxiliares de usinas hidrelétricas, turbinas hidráulicas e projetos de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) e MBA pela FIA-USP. Exceto conforme indicado neste item, o Sr. Pedrosa declara que: não trabalhou, nos últimos cinco anos, em empresa que integra (i) grupo econômico da emissora ou (ii) é controlada por acionista do emissor que detenha participação, direta ou indireta, igual ou superior a 5%¨(cinco por cento) de uma mesma classe ou espécie de valor mobiliário da emissora. Não esteve sujeito aos efeitos de condenação criminal, condenação ou aplicação de pena em processo administrativo perante a CVM e condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que tivesse ocasionado a suspensão ou inabilitação para prática de qualquer atividade profissional ou comercial, estando, assim, devidamente habilitado para a prática de suas atividades profissionais. O Sr. Pedrosa declarou ser Pessoa Politicamente Exposta, nos termos do disposto na Instrução da CVM n° 617/2019, uma vez que ocupou cargo de membro do Conselho de Administração da Itaipu Binacional entre 2017 e 2019.
Eduardo Parente Menezes Membro Independente do Conselho de Administração
Eduardo Parente é engenheiro de produção formado pela UFRJ e mestre em administração de empresas pela Universidade de Nova Iorque. Resumo das principais experiências profissionais nos últimos 5 anos:  Desde 2018 é o presidente do Grupo Yduqs, responsável pela educação de mais de 1,2 milhão de alunos no Brasil todo, através de instituições como a Universidade Estácio de Sá, o IBMEC e a QConcursos. Anteriormente foi presidente da Companhia Siderúrgica do Pecém, do Porto do Açu e da MRS Logística. Também foi diretor da Vale e trabalhou na consultoria McKinsey & Company por 9 anos, onde era o sócio responsável pelo escritório do Rio de Janeiro. Já atuou no conselho de diversas outras empresas e entidades, com destaque para a VLI, CSP, Bradespar e Alcoa Latam. Desde 2019, Eduardo é professor da disciplina Princípios de Gestão para calouros na Estácio. O Sr. Eduardo Menezes declara que: (i) não sofreu qualquer condenação criminal; qualquer condenação em processo administrativo nem penalidades da CVM do Banco Central do Brasil ou da Superintendência de Seguros Privados; ou qualquer condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou objeto de decisão final administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de uma atividade profissional ou comercial qualquer, durante os últimos 5 anos; e (ii) não é considerado pessoa exposta politicamente, nos termos da Resolução CVM nº 50, de 31 de agosto de 2021
Tania Sztamfater Chocolat Membro Independente do Conselho de Administração
Diretora Sênior da área de Direct Equity Investments para América Latina no Canada Pension Plan Investment Board desde Maio de 2017. Anteriormente, Tania foi responsável pela gestão de investimentos ilíquidos na Raiz Investimentos, e Diretora responsável por investimentos em Private Equity no Brasil pela Capital Group. Foi membro suplente do Conselho de Administração da STP (Sem Parar). Anteriormente, Tania ocupou diversas posições no banco Itaú e Unibanco, entre 2004 e 2013, nas áreas de Investment Banking, Private Banking e Equity Research. Foi Head da área de Solution Partners no Itau Private Bank, Diretora Executiva no Itaú BBA, Diretora, Head e Analista Sênior do setor de consumo e varejo da área de Equity Research do Unibanco, tendo também trabalhado na área de Investment Banking do Banco JP Morgan. Tania é graduada em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. A Sra. Tania declara que: não trabalhou, nos últimos cinco anos, em empresa que integra (i) grupo econômico da emissora ou (ii) é controlada por acionista do emissor que detenha participação, direta ou indireta, igual ou superior a 5%¨(cinco por cento) de uma mesma classe ou espécie de valor mobiliário da emissora. Não esteve sujeita aos efeitos de condenação criminal, condenação ou aplicação de pena em processo administrativo perante a CVM e condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que tivesse ocasionado a suspensão ou inabilitação para prática de qualquer atividade profissional ou comercial, estando, assim, devidamente habilitada para a prática de suas atividades profissionais. Não é considerada uma pessoa politicamente exposta, conforme definido na regulamentação aplicável.
Tiago de Almeida Noel Membro Independente do Conselho de Administração
O Sr. Tiago Noel é responsável pelos investimentos no setor de energia elétrica nos fundos do Opportunity, onde ingressou em 2020. Foi sócio da gestora Athena Capital durante o período de 2014 até 2020, cobrindo os setores de energia elétrica, infraestrutura e óleo & gás, tendo anteriormente trabalhado nas áreas de risco, equity research e gestão do Modal Asset Management e no planejamento estratégico da Enel Brasil. Bacharel em Economia pela Universidade Federal Fluminense. O Sr. Tiago Noel declara que: não trabalhou, nos últimos cinco anos, em empresa que integra (i) grupo econômico da emissora ou (ii) é controlada por acionista do emissor que detenha participação, direta ou indireta, igual ou superior a 5%¨(cinco por cento) de uma mesma classe ou espécie de valor mobiliário da emissora. Não esteve sujeito aos efeitos de condenação criminal, condenação ou aplicação de pena em processo administrativo perante a CVM e condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que tivesse ocasionado a suspensão ou inabilitação para prática de qualquer atividade profissional ou comercial, estando, assim, devidamente habilitado para a prática de suas atividades profissionais. Não é considerado uma pessoa politicamente exposta, conforme definido na regulamentação aplicável.

Diretoria Executiva da Equatorial Energia

Os diretores são os representantes legais da Equatorial Energia, responsáveis, principalmente, pela administração cotidiana da Companhia e pela implementação das políticas e diretrizes gerais estabelecidas pelo Conselho de Administração.

De acordo com a Lei das Sociedades por Ações, cada membro da Diretoria deve ser residente no País, podendo ser acionista ou não. Além disso, até, no máximo, um terço dos cargos do Conselho de Administração poderão ser preenchidos por membros da Diretoria.

O Estatuto Social da Equatorial Energia estabelece que a Diretoria será composta de, no mínimo, 2 Diretores, sendo um Diretor-Presidente e um Diretor Financeiro, e os demais membros eleitos para compor a Diretoria não terão designação específica, todos com mandato de 3 anos, permitida a reeleição.

Composição atual da Diretoria Executiva

Última alteração na composição em 08 de maio de 2023.

Augusto Miranda da Paz Junior Diretor Presidente
O Sr. Augusto Miranda é engenheiro eletricista formado pela Universidade Federal da Bahia, com especialização em Gestão de Manutenção promovida pela Eletrobrás em convênio com a PUC/RJ e a Escola Federal de Engenharia de Itajubá/MG e MBA em gestão de empresas de energia elétrica pela FGV/SP. Ele ocupa a a posição de CEO da Equatorial Energia desde 2015 e possui mais de 32 anos de experiência no setor elétrico. Na Equatorial Energia atuou também como Diretor Presidente da Equatorial Maranhão, Diretor Vice-Presidente de Operações e Diretor de Engenharia da Equatorial Maranhão. Antes do Grupo Equatorial Energia, o Augusto Miranda exerceu diversos cargos nas áreas de gestão da manutenção do sistema elétrico na COELBA, sendo também representante da COELBA junto ao CCON.
Leonardo da Silva Lucas Tavares de Lima Diretor Financeiro e de Relações com Investidores
Leonardo da Silva Lucas Tavares de Lima, Diretor – O Sr. Leonardo foi eleito Diretor da Equatorial Pará em novembro de 2012, tendo também atuado como Diretor da Equatorial Maranhão entre abril de 2011 e outubro de 2012. Anteriormente, foi Controller da Equatorial Maranhão (função que ocupou de 2007 até abril de 2011) e Coordenador de Planejamento e Gestão (de 2005 a 2007). Antes de ingressar na Equatorial Maranhão, Leonardo trabalhou na Telemar Norte Leste, ABN Amro, URB – Empresa de Urbanização do Recife e na Shell Brasil. Graduado em Engenharia Civil pela Universidade de Pernambuco, com pós-graduação em Gestão da Produção e MBA em Gestão de Negócios de Energia Elétrica, pela FGV.
Bruno Cavalcanti Coelho Diretor
O Sr. Bruno Coelho destaca-se pela sua sólida experiência na área e nos últimos anos desempenhou diversas funções na estrutura de Gestão de Pessoas no Grupo Neoenergia, onde atuou no período de 2006 a 2021, tendo ocupado a posição de Diretor de Recursos Humanos e S&S entre 2019 e 2021. Formado em Administração de Empresas pela Universadade Católica de Pernambuco – UNICAP, possui MBA Executivo Empresarial pela Fundação Dom Cabral – FDC e em Gestão Empresarial pelo CEDEPE. O Sr. Bruno declara que: não trabalhou, nos últimos cinco anos, em empresa que integra (i) grupo econômico da emissora ou (ii) é controlada por acionista do emissor que detenha participação, direta ou indireta, igual ou superior a 5% (cinco por cento) de uma mesma classe ou espécie de valor mobiliário da emissora Não esteve sujeito aos efeitos de condenação criminal, condenação ou aplicação de pena em processo administrativo perante a CVM e condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que tivesse ocasionado a suspensão ou inabilitação para prática de qualquer atividade profissional ou comercial, estando, assim, devidamente habilitado para a prática de suas atividades profissionais. Não é considerado uma pessoa politicamente exposta, conforme definido na regulamentação aplicável.
Cristiano de Lima Logrado Diretor
O Sr. Logrado, Engenheiro Mecânico, 48 anos, atua no grupo Equatorial Energia desde Jan/2007 (15 anos), tendo ocupado as posições de Gerente de Assuntos Regulatórios da CEMAR (atual Equatorial Maranhão), Gerente Corporativo de Assuntos Regulatórios, e Superintendente de Regulação. As responsabilidades, enquanto superintendente, englobavam todas as distribuidoras do grupo, o segmento de transmissão e a nova linha de atuação em saneamento. Ao longo de 2006, foi assessor técnico da Abraceel (Associação Brasileira dos Agentes Comercializadores de Energia Elétrica). No período Jul/2002 a Jan/2005 trabalhou na Superintendência de Regulação da Comercialização da Eletricidade – SRC da ANEEL. A formação acadêmica teve início com a graduação em Eng. Mecânica, seguida do mestrado em Eng. Mecânica com foco em análise técnica e econômica de sistema de geração baseados em turbinas a gás e ciclos combinados. Posteriormente, houve uma complementação na forma de um curso de especialização na área financeira (MBA em Administração financeira e Mercado de Capitais – FGV Brasília), e mais recentemente novo MBA (IDP, Brasília, conclusão em Jul/2022), agora na área de Data Science.
Humberto Luis Queiroz Nogueira Diretor
Humberto Luis Queiroz Nogueira, Diretor – O Sr. Nogueira foi eleito Diretor da Equatorial Maranhão em agosto de 2016 e da Equatorial em agosto de 2017. Atuando no grupo Equatorial desde 2005, foi Gerente de Suprimento e Logística da Equatorial Energia, Gerente de Operações da Cemar e Gerente de Projeto SAP. Antes de ingressar no grupo, trabalhou na Oi/Telemar de 1987 a 2005. Humberto é graduado pela UNIFACS.
José Silva Sobral Neto Diretor
Bacharel em Direito, formado pela Universidade Federal do Maranhão, com especialização em Direito Tributário pela UNAMA, MBA pela FGV/RIO em Gestão de Negócios em Energia Elétrica e Pós-Graduando do MBA em Direito Tributário pela FGV/Isan. Iniciou sua vida profissional na advocacia corporativa no setor elétrico. Na CEMAR desde 2005, foi Coordenador Jurídico e, desde 2007, está à frente da Gerência Jurídica da Companhia, auxiliando no assessoramento jurídico da Companhia e outras empresas do grupo, como Equatorial Soluções S.A, Sol Energia e Geramar. A partir de 2013, também se tornou responsável pelas áreas tributária e societária na Gerência Jurídica da CELPA. Foi Vice-Presidente da Comissão de Sociedade de Advogados da OAB/MA. Atua, ainda, como Dirigente da Fundação de Previdência Complementar – FASCEMAR desde 2006, tendo atuado como Conselheiro Fiscal e Deliberativo. É certificado pelo ICSS – Instituto de Certificação de Profissionais de Seguridade Social. Não esteve sujeito aos efeitos de condenação criminal, condenação ou aplicação de pena em processo administrativo perante a CVM e condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que tivesse ocasionado a suspensão ou inabilitação para prática de qualquer atividade profissional ou comercial, estando, assim, devidamente habilitado para a prática de suas atividades profissionais. Não é considerado uma pessoa politicamente exposta, conforme definido na regulamentação aplicável.
Marcos Antônio Souza de Almeida Diretor
Marcos Antônio Souza de Almeida, Diretor – O Sr. Marcos Antônio Souza de Almeida atuou como Diretor Comercial da Equatorial Maranhão de 2008 a 2017. Em 2017 assumiu a Diretoria Comercial da Celpa e em 2018 foi eleito Diretor Presidente da Companhia. O Sr. Marcos é executivo com mais de 27 anos no setor elétrico. Antes de ingressar na Equatorial Maranhão, o Sr. Marcos exerceu diversos cargos de gestão na área comercial, administrativa e atendimento a clientes da COELBA. Foi também conselheiro da Fundação Coelba de Previdência Complementar – Faelba. O Sr. Marcos é contador formado pela Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS e Mestre em Regulação da Indústria de Energia pela Universidade Salvador – UNIFACS.
Tinn Freire Amado Diretor
Tinn Freire Amado, Diretor – O Sr. Freire Amado foi diretor de Assuntos Regulatórios e hoje atua como vice presidente dos segmentos de Geração e Transmissão.  Atuou como coordenador da equipe responsável pelo reajuste e revisão das tarifas de uso aos sistemas de distribuição de energia elétrica da Superintendência de Regulação de Serviços de Distribuição da Agencia Nacional de Energia Elétrica – ANEEL. Trabalhou também como especialista em regulação na CPFL Energia. É graduado em Engenharia Elétrica pela Escola Federal de Engenharia de Itajubá, com mestrado em Economia da Regulação e Defesa da Concorrência pela UNB. Não esteve sujeito aos efeitos de condenação criminal, condenação ou aplicação de pena em processo administrativo perante a CVM e condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que tivesse ocasionado a suspensão ou inabilitação para prática de qualquer atividade profissional ou comercial, estando, assim, devidamente habilitado para a prática de suas atividades profissionais. Não é considerado uma pessoa politicamente exposta.
José Ailton Rodrigues Diretor
O Sr. Rodrigues é engenheiro civil com Mestrado em Eficiência Energética e Sustentabilidade pela UFMS. Possui mais de 23 anos de experiência em saneamento básico, ênfase em água e esgoto. Com atuação na área técnica e executiva em concessão plena e administrativa de água e/ou esgoto nas 5 regiões do país. Nos últimos anos exerceu a direção executiva de concessionária de água e esgoto em município com 850 mil habitantes, com elevação do EBTIDA acima de 70% e redução de perda de água para abaixo de 25%. Experiência executiva em transferências de controle dos serviços de água e/ou esgoto, tanto de controle público para controle privado quanto entre controles privados. Responsável pela implantação no Brasil da 1ª unidade de tratamento de esgoto que utiliza o sistema de aeração estendida com ciclos intermitentes com elevada performance. Gerenciamento de programas de meio ambiente e de relacionamento com a comunidade em concessão de água e esgoto para 125 municípios.
Maurício Alvares da Silva Velloso Ferreira Diretor
O Sr. Ferreira é engenheiro eletricista formado pela Universidade de Brasília com especialização em Administração Financeira pela Fundação Getúlio Vargas – FGV e especialização em Telecomunicações pela Universidade de Brasília. Ainda, possui pós-graduação (MBA) em Gestão Empresarial pela Fundação Dom Cabral. Antes de ingressar no grupo, estava atuando na Oi S.A. como Diretor. De 2015 a março de 2017, trabalhou como diretor comercial na CEB Distribuição S.A e de março de 2017 a janeiro de 2019, como diretor geral. De 2012 a 2015, foi Diretor na Indra S.A. De 2010 a 2012, trabalhou na Contax S.A. De 2003 a 2010 trabalhou na Brasil Telecom S.A. De 2001 a 2002 trabalhou na Telemar S.A. De 1998 a 1999, trabalhou Telebrasília Celular S.A.. De 1994 a 1997, trabalhou Telecomunicações Brasileiras S.A. – TELEBRAS.

Conselho Fiscal da Equatorial Energia

O Conselho Fiscal da Equatorial Energia não é permanente. Seus principais poderes, deveres e funções são auditar e supervisionar as ações da administração e emitir opiniões sobre as demonstrações financeiras. De acordo com a Lei das Sociedades por Ações, o Conselho Fiscal é um órgão independente da administração e da auditoria externa das companhias. Suas principais atribuições são fiscalizar os atos dos administradores e examinar e opinar sobre as demonstrações financeiras do exercício social.

O Conselho Fiscal é instalado apenas nos exercícios em que for solicitado pelos acionistas de acordo com o disposto na Lei das Sociedades por Ações. Caso instalado, o Conselho Fiscal será integrado por 3 a 5 membros efetivos e igual número e suplentes, eleitos pela Assembleia Geral. Neste caso, os seus membros e suplentes, acionistas ou não, são eleitos pela Assembleia Geral que delibera sua instalação e fixa os honorários, respeitados os limites legais. Quando de seu funcionamento, o Conselho Fiscal tem as atribuições e os poderes conferidos por lei. O período de funcionamento do Conselho Fiscal termina na primeira Assembleia Geral Ordinária realizada após sua instalação.

Composição atual do Conselho Fiscal

 

Claudia Luciana Ceccatto de Trotta Conselheira Fiscal Suplente
A Sra. Trotta é formada em Direito pela Faculdade de Direito de Curitiba e especializada em Direito Societário pela Universidade Federal do Paraná. Atualmente, é sócia de Trotta, Ceccatto Advogados Associados, sociedade de advogados com atuação especializada nas áreas de Direito Societário, Empresarial, Investimentos Estrangeiros, Contratos Empresariais, Direito Administrativo e Concorrencial, Direito Ambiental, Direito Civil e Imobiliário, desde 2013. Também foi sócia, entre 1995 e 2013, do Escritório Augusto Prolik – Advogados Associados, atuando como advogada nas áreas de Direito Empresarial, Direito Societário, Contratos e Investimentos Estrangeiros. A Sra. Trotta também é membro da Comissão de Sociedades de Advogados da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção do Paraná, desde julho de 2013 e foi instrutora da Comissão de Seleção da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção do Paraná, de janeiro de 2005 a janeiro de 2007, responsável pela relatoria dos processos de arquivamento de constituição, alteração e demais atos societários das sociedades de advogados. Não esteve sujeita aos efeitos de condenação criminal, condenação ou aplicação de pena em processo administrativo perante a CVM e condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que tivesse ocasionado a suspensão ou inabilitação para prática de qualquer atividade profissional ou comercial, estando, assim, devidamente habilitada para a prática de suas atividades profissionais. Não é considerada uma pessoa politicamente exposta, conforme definido na regulamentação aplicável.
Maria Salete Garcia Pereira Conselheira Fiscal Efetiva
Admitida na PwC em 1995 como a primeira sócia de auditoria brasileira. Além da atuação como sócia de auditoria durante sua carreira, participou como membro executiva da PwC no Brasil, responsável pela área de recursos humanos do escritório do Rio de Janeiro de 1995 a 2000; de 2003 a 2008 foi indicada para liderar as operações da firma nas regiões Norte e Nordeste; de 2008 a 2018, retornando ao escritório do Rio de Janeiro, atuou como sócia responsável pela revisão de qualidade de projetos nos segmentos de serviços financeiros e de energia, bem como liderou a expansão de negócios para empresas privadas com foco em grupos familiares, visando prepará-las para um melhor acesso à obtenção de crédito e/ou atração de investidores. Não esteve sujeita aos efeitos de condenação criminal, condenação ou aplicação de pena em processo administrativo perante a CVM e condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que tivesse ocasionado a suspensão ou inabilitação para prática de qualquer atividade profissional ou comercial, estando, assim, devidamente habilitada para a prática de suas atividades profissionais. Não é considerada uma pessoa politicamente exposta, conforme definido na regulamentação aplicável.
Paulo Roberto Franceschi Conselheiro Fiscal Suplente
O Sr Paulo Roberto é sócio da Audicontrol Auditoria e Controle, escritório de auditoria independente e consultoria nas áreas contábil e fiscal, desde 1995. Como sócio sênior, tem como responsabilidade a condução estratégia do negócio, responsabilidade técnica dos trabalhos em conjunto com os demais sócios e a administração geral da empresa. Trabalhou em auditoria internacional por 18 anos antes de estabelecer a sociedade Audicontrol. É membro titular do Conselho Fiscal da Companhia e das seguintes companhias: Bematech S.A., Triunfo Participações, Investimentos S.A. e da CELPA. É também membro suplente do Conselho Fiscal das seguintes companhias:Companhia Energética de Pernambuco – CELPE, Tecnisa S.A., Weg S.A., BB Seguridade Participações S.A., Schulz S.A. O Sr. Paulo Roberto cursou Ciências Econômicas pela FAE Business School e Ciências Contábeis pela Fundação de Estudos Sociais do Paraná. Não esteve sujeito aos efeitos de condenação criminal, condenação ou aplicação de pena em processo administrativo perante a CVM e condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que tivesse ocasionado a suspensão ou inabilitação para prática de qualquer atividade profissional ou comercial, estando, assim, devidamente habilitado para a prática de suas atividades profissionais. Não é considerado uma pessoa politicamente exposta, conforme definido na regulamentação aplicável.
Ricardo Bertucci Conselheiro Fiscal Suplente
Ricardo Bertucci, Conselheiro Fiscal Suplente – O Sr. Bertucci é graduado em Ciências Contábeis pela UFPR – Universidade Federal do Paraná e pós-graduado em Controladoria pela FAE Business School. É sócio da Audicontrol – Auditoria e Controle desde 2011, sendo sócio sênior responsável pela condução da estratégia do negócio, responsabilidade técnica dos trabalhos em conjunto com os demais sócios.
Saulo de Tarso Alves de Lara Conselheiro Fiscal Efetivo
Saulo de Tarso Alves de Lara é graduado em Administração de Empresas (1979) pela Fundação Getulio Vargas. Fez cursos de extensão no IMD – International Management Development (1984) onde obteve sua pós graduação na área de Control and Finance. O Sr Lara iniciou sua carreira na Arthur Andersen permanecendo como auditor externo por dez anos. No período de 1987 até 1996 atuou no segmento da construção civil, em indústria cimenteira, responsável pela área de controle e controle corporativo das operações do Brasil e América do Sul. Em 1996, foi indicado para ser o CFO de empresa Americana, do ramo de embalagens. Em 1998, foi contratado como diretor de Planejamento e Controle da Cyrela Brazil Realty, do setor imobiliário, permanecendo na companhia até 2010, quando assumiu o cargo de Diretor de Controladoria na PDG Realty, do setor imobiliário. Desde 2013, é CFO da Greenwood Resource Brasil. Saulo é membro do Conselho Fiscal da CELPA desde abril de 2016. Não esteve sujeito aos efeitos de condenação criminal, condenação ou aplicação de pena em processo administrativo perante a CVM e condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que tivesse ocasionado a suspensão ou inabilitação para prática de qualquer atividade profissional ou comercial, estando, assim, devidamente habilitado para a prática de suas atividades profissionais. Não é considerado uma pessoa politicamente exposta, conforme definido na regulamentação aplicável.
Vanderlei Dominguez da Rosa Conselheiro Fiscal Efetivo
O Sr. Dominguez é formado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e em cursos de extensão em Mercado de Capitais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Contabilidade de Custos pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. É sócio executivo da empresa HB Audit – Auditores Independentes S.S. e sua principal função é a de executar, revisar e supervisionar os trabalhos de auditoria independente e é o responsável técnico perante a CVM. Atua como membro efetivo do Conselho Fiscal das empresas: Odontoprev S.A., de planos odontológicos, Sanepar, de saneamento, Tecnisa S.A., do ramo imobiliários, Weg S.A., de equipamentos; e como membro suplente do conselho fiscal das empresas Marcopolo S.A., Padtec S.A., IdeiasNet S.A., Officer Distribuidora S.A.; Nos últimos 5 anos, atuou como membro do Conselho Fiscal das empresas de segmentos diversos, como Triunfo Participações e Investimentos S.A. e CEMAR (controlada da Companhia), OSX Brasil S.A., Tegma Gestão e Logística S.A., de logística, Multiplus S.A., de fidelização, MPX Energia S.A., de energia, Tupy S.A., uma metalúrgica, Marisol S.A., uma têxtil. O Sr. Vanderlei é membro do Conselho Fiscal da CELPA desde abril de 2015. Não esteve sujeito aos efeitos de condenação criminal, condenação ou aplicação de pena em processo administrativo perante a CVM e condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que tivesse ocasionado a suspensão ou inabilitação para prática de qualquer atividade profissional ou comercial, estando, assim, devidamente habilitado para a prática de suas atividades profissionais. Não é considerado uma pessoa politicamente exposta, conforme definido na regulamentação aplicável.

Comitês

Comitê de Auditoria Estatutário

O Comitê de Auditoria Estatuário é composto por 3 (três) membros efetivos eleitos pelo Conselho de Administração da Companhia e possui como escopo: auxiliar o Conselho de Administração na definição dos padrões de qualidade dos relatórios financeiros e dos controles internos e, também, avaliar os riscos envolvidos nos princípios contábeis e sua adequação, propondo alterações caso necessário. Também é responsável por monitorar os problemas identificados. Analisar e aprovar a estratégia de gestão de risco de todas as Companhias controladas direta ou indiretamente pela Equatorial Energia S.A. (“Grupo Equatorial”); Aconselhar o Conselho de Administração sobre exposições ao risco e analisar o nível de risco dentro do Grupo Equatorial; Avaliar a eficácia dos sistemas de gerenciamento de risco do Grupo Equatorial e os relatórios para o Conselho de Administração da Companhia; Identificar riscos decorrentes das estratégias alternativas sob decisão do Conselho de Administração.

 

Carlos Augusto Leone Piani Coordenador do Comitê de Auditoria Estatuário
Presidente da divisão canadense da Kraft Heinz Company, tendo sido diretor da Vinci Capital Gestora de Recursos Ltda. e co-responsável pela área de Private Equity. Adicionalmente, o Sr. Piani é Conselheiro da Companhia Mineira de Açúcar e Álcool Participações e da Unidas S.A. desde de julho de 2011 e membro dos Conselho de Administração da Equatorial e Equatorial Maranhão desde abril de 2010 e março de 2006, respectivamente. Na Equatorial, também foi membro do Conselho de Administração entre novembro de 2008 e abril de 2010 e diretor presidente entre março de 2007 e abril de 2010. Na CEMAR, também foi Vice-Presidente Administrativo Financeiro entre maio de 2004 e março de 2006 e Diretor Presidente entre março de 2006 e abril de 2010. Antes, trabalhou durante 6 anos no Banco Pactual. Entre 2000 e 2004, coordenou a gestão de fundos de capital de risco administrados pela Área de Investimentos do Banco. Neste período, atuou como membro do conselho de administração da Proteus Soluções em Tecnologia da Informação S.A., Visionnaire S.A., Extracta Moléculas S.A., Padtec S.A., Pini S.A, Automatos International Ltd. e SpringWireless Ltd. e como conselheiro fiscal suplente da Eletropaulo Metropolitana Energia Elétrica de São Paulo S.A. (de abril de 2003 a março de 2004). Entre 1998 a 2000, trabalhou na área de Finanças Corporativas em operação voltadas para os setores de infra-estrutura. Antes do Pactual, trabalhou em 1997 na Ernst & Young como analista do Departamento de Business Valuation. O Sr. Piani é graduado em Informática pela PUC-RJ e em Administração de Empresas pelo IBMEC. Além disto, obteve o título de CFA Charterholder pelo CFA Institute em 2003 e concluiu o curso Owners and President Management (OPM) Program da Harvard Business School em 2008.
João Alberto da Silva Neto Membro Comitê de Auditoria Estatuário
Sócio Fundador da Minerva Consultoria. Com ampla experiência no segmento de auditoria, tendo atuado na KPMG no perío de 1988 até 2019, possui experiência em diversas áreas
de negócio, tendo sido responsável pela auditoria de diversas empresas do setor Elétrico, Real Estate, Varejo e Mercado de Consumo. Em 2019 passou a atuar como membro do Comitê de Auditoria, Riscos e Compliance do Grupo Hapvida e desde 2020 atua como membro do Comitê de Auditoria, Riscos e Compliance da Triple Play Brasil Participações. É pós-graduado em Contabilidade Gerencial e formado em Contabilidade, ambos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e possui especialização pela Fundação Dom Cabral. É certificado como Conselheiro pelo IBGC, membro do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil ±IBRACON, e do Instituto Brasileiro de Executivos Financeiros ±IBEF.
Tiago de Almeida Noel Membro Comitê de Auditoria Estatuário
O Sr. Tiago Noel é responsável pelos investimentos no setor de energia elétrica nos fundos do Opportunity, onde ingressou em 2020. Foi sócio da gestora Athena Capital durante o período de 2014 até 2020, cobrindo os setores de energia elétrica, infraestrutura e óleo & gás, tendo anteriormente trabalhado nas áreas de risco, equity research e gestão do Modal Asset Management e no planejamento estratégico da Enel Brasil. Bacharel em Economia pela Universidade Federal Fluminense. O Sr. Tiago Noel declara que: não trabalhou, nos últimos cinco anos, em empresa que integra (i) grupo econômico da emissora ou (ii) é controlada por acionista do emissor que detenha participação, direta ou indireta, igual ou superior a 5%¨(cinco por cento) de uma mesma classe ou espécie de valor mobiliário da emissora. Não esteve sujeito aos efeitos de condenação criminal, condenação ou aplicação de pena em processo administrativo perante a CVM e condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que tivesse ocasionado a suspensão ou inabilitação para prática de qualquer atividade profissional ou comercial, estando, assim, devidamente habilitado para a prática de suas atividades profissionais. Não é considerado uma pessoa politicamente exposta, conforme definido na regulamentação aplicável.

 

Comitê de Estratégia e Novos Negócios

O Comitê de Estratégia e Novos Negócios é composto por 5 (cinco) membros efetivos eleitos pelo Conselho de Administração da Companhia e tem por objetivo avaliar, a pedido do Conselho de Administração, o desenvolvimento de estudos para potenciais participações em novos negócios, identificando possíveis riscos, oportunidades e abordagens a serem seguidas na negociação.

Carlos Augusto Leone Piani Membro Independente do Comitê de Estratégia e Novos Negócios
Presidente da divisão canadense da Kraft Heinz Company, tendo sido diretor da Vinci Capital Gestora de Recursos Ltda. e co-responsável pela área de Private Equity. Adicionalmente, o Sr. Piani é Conselheiro da Companhia Mineira de Açúcar e Álcool Participações e da Unidas S.A. desde de julho de 2011 e membro dos Conselho de Administração da Equatorial e Equatorial Maranhão desde abril de 2010 e março de 2006, respectivamente. Na Equatorial, também foi membro do Conselho de Administração entre novembro de 2008 e abril de 2010 e diretor presidente entre março de 2007 e abril de 2010. Na CEMAR, também foi Vice-Presidente Administrativo Financeiro entre maio de 2004 e março de 2006 e Diretor Presidente entre março de 2006 e abril de 2010. Antes, trabalhou durante 6 anos no Banco Pactual. Entre 2000 e 2004, coordenou a gestão de fundos de capital de risco administrados pela Área de Investimentos do Banco. Neste período, atuou como membro do conselho de administração da Proteus Soluções em Tecnologia da Informação S.A., Visionnaire S.A., Extracta Moléculas S.A., Padtec S.A., Pini S.A, Automatos International Ltd. e SpringWireless Ltd. e como conselheiro fiscal suplente da Eletropaulo Metropolitana Energia Elétrica de São Paulo S.A. (de abril de 2003 a março de 2004). Entre 1998 a 2000, trabalhou na área de Finanças Corporativas em operação voltadas para os setores de infra-estrutura. Antes do Pactual, trabalhou em 1997 na Ernst & Young como analista do Departamento de Business Valuation. O Sr. Piani é graduado em Informática pela PUC-RJ e em Administração de Empresas pelo IBMEC. Além disto, obteve o título de CFA Charterholder pelo CFA Institute em 2003 e concluiu o curso Owners and President Management (OPM) Program da Harvard Business School em 2008.
Luís Henrique de Moura Gonçalves Membro Independente do Comitê de Estratégia e Novos Negócios
O Sr. Gonçalves é  Membro do Conselho de Administração e Coordenador do Comitê de Novos Negócios da Equatorial Energia. Membro do Conselho de Administração da Echoenergia. Graduado  em  Administração de Empresas pela PUC-Rio, Especializado em Finanças Corporativas pelo IBMEC e Columbia Business School, Especializado em Fusões e Aquisições pela Wharton School of Business, Especializado em Governança Corporativa e Private Equity pela Harvard Business School. Fundador, Sócio, Conselheiro e Diretor de Risco na Mar Asset Management – RJ (2019 até hoje). Fundador e Sócio responsável por investimentos líquidos e privados na Var Capital Ltd (20J1 até 2019). Fundador e Sócio responsável por investimentos Iíquidos globais em 3G Capital NY (2005 a 2011). Membro da equipe fundadora, Gestor do portfólio de ações internacionais e Chefe da área de análise na JGP (1998 a 2004). Analista de  finanças corporativa e gestor de ações brasileiras no Banco Pactual (1994 a 1998). Trainee internacional e analista de finanças corporativas no Citibank NA (199O a 1994).   O Sr. Gonçalves declara que: não trabalhou, nos últimos cinco anos, em empresa que integra (i) grupo econômico da emissora ou (ii) é controlada por acionista do emissor que detenha participação, direta ou indireta, igual ou superior a 5%¨(cinco por cento) de uma mesma classe ou espécie de valor mobiliário da emissora. Declara que: (i) não sofreu qualquer condenação criminal; qualquer condenação em processo administrativo nem penalidades da CVM do Banco Central do Brasil ou da Superintendência de Seguros Privados; ou qualquer condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou objeto de decisão final administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de uma atividade profissional ou comercial qualquer, durante os últimos 5 anos; e (ii) não é considerado pessoa exposta politicamente, nos termos da Resolução CVM nº 50, de 31 de agosto de 2021.
Felipe Dutra Cançado Membro do Comitê de Estratégia e Novos Negócios
Membro do Conselho de Administração da Echoenergia. – Conselheiro desde abril de 2022, Felipe Dutra é graduado em engenharia de produção pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e é sócio fundador da Squadra Investimentos Gestão de Recursos Ltda., empresa de gestão independente, responsável pela gestão de fundos de investimentos em ações, constituída em 2007.
Tiago de Almeida Noel Coordenador do Comitê de Estratégia e Novos Negócios
O Sr. Tiago Noel é responsável pelos investimentos no setor de energia elétrica nos fundos do Opportunity, onde ingressou em 2020. Foi sócio da gestora Athena Capital durante o período de 2014 até 2020, cobrindo os setores de energia elétrica, infraestrutura e óleo & gás, tendo anteriormente trabalhado nas áreas de risco, equity research e gestão do Modal Asset Management e no planejamento estratégico da Enel Brasil. Bacharel em Economia pela Universidade Federal Fluminense.

 

Comitê de Pessoas, Governança e Sustentabilidade

O Comitê de Pessoas, Governança e Sustentabilidade é composto por 3 (três) membros efetivos eleitos pelo Conselho de Administração da Companhia e possui como competência: Definição e implementação dos princípios e políticas de remuneração, incluindo temas relacionados à remuneração fixa, variável e incentivos de longo prazo; avaliação do Presidente, revisão da avaliação dos seus subordinados diretos e indicação anual de talentos do Grupo Equatorial; indicação e recrutamento de novos membros do Conselho; coordenação do processo de avaliação do Conselho e seus Comitês e das práticas de governança corporativa do Grupo Equatorial; e revisão e discussão das iniciativas de sustentabilidade ambiental e social da Grupo Equatorial.

 

Carlos Augusto Leone Piani Coordenador do Comitê de Pessoas e Sustentabilidade
O Sr. Piani é presidente da divisão canadense da Kraft Heinz Company, tendo sido diretor da Vinci Capital Gestora de Recursos Ltda. e co-responsável pela área de Private Equity. Adicionalmente, o Sr. Piani é Conselheiro da Companhia Mineira de Açúcar e Álcool Participações e da Unidas S.A. desde de julho de 2011 e membro dos Conselho de Administração da Equatorial e Equatorial Maranhão desde abril de 2010 e março de 2006, respectivamente. Na Equatorial, também foi membro do Conselho de Administração entre novembro de 2008 e abril de 2010 e diretor presidente entre março de 2007 e abril de 2010. Na CEMAR, também foi Vice-Presidente Administrativo Financeiro entre maio de 2004 e março de 2006 e Diretor Presidente entre março de 2006 e abril de 2010. Antes, trabalhou durante 6 anos no Banco Pactual. Entre 2000 e 2004, coordenou a gestão de fundos de capital de risco administrados pela Área de Investimentos do Banco. Neste período, atuou como membro do conselho de administração da Proteus Soluções em Tecnologia da Informação S.A., Visionnaire S.A., Extracta Moléculas S.A., Padtec S.A., Pini S.A, Automatos International Ltd. e SpringWireless Ltd. e como conselheiro fiscal suplente da Eletropaulo Metropolitana Energia Elétrica de São Paulo S.A. (de abril de 2003 a março de 2004). Entre 1998 a 2000, trabalhou na área de Finanças Corporativas em operação voltadas para os setores de infra-estrutura. Antes do Pactual, trabalhou em 1997 na Ernst & Young como analista do Departamento de Business Valuation. O Sr. Piani é graduado em Informática pela PUC-RJ e em Administração de Empresas pelo IBMEC. Além disto, obteve o título de CFA Charterholder pelo CFA Institute em 2003 e concluiu o curso Owners and President Management (OPM) Program da Harvard Business School em 2008.
Guilherme Mexias Aché Membro Independente do Comitê de Pessoas e Sustentabilidade
O Sr. Aché é economista e sócio fundador da Squadra Investimentos – Gestão de Recursos Ltda., atuando como CEO e co-CIO desta empresa. Adicionalmente atua como Conselheiro do Grupo Imaginarium. O Sr. Aché foi chefe da área de análise de empresas do Banco Pactual entre 1993 e 1998, onde começou como analista em 1991. De 1998 a 2007, foi um dos sócios fundadores e diretor da JGP Gestão de Recursos, onde foi o Portfolio Manager responsável pelos investimentos em ações, tanto no Brasil como em outros mercados emergentes.

 

Comitê de Regulação e Inovação

O Comitê de Estratégia e Novos Negócios é composto por 5 (cinco) membros efetivos eleitos pelo Conselho de Administração da Companhia e tem por objetivo acompanhar a evolução da regulação nos setores de atuação da Companhia, avaliar e recomendar políticas e/ou diretrizes de acordo com a regulação vigente, acompanhar temas e processos regulatórios, principalmente aqueles relativos a reajustes e revisões tarifárias e renovações de concessão, e avaliar e acompanhar iniciativas de inovação da Companhia à luz da regulação vigente e mudanças futuras..

Carlos Augusto Leone Piani Membro Independente do Comitê de Estratégia e Novos Negócios
Presidente da divisão canadense da Kraft Heinz Company, tendo sido diretor da Vinci Capital Gestora de Recursos Ltda. e co-responsável pela área de Private Equity. Adicionalmente, o Sr. Piani é Conselheiro da Companhia Mineira de Açúcar e Álcool Participações e da Unidas S.A. desde de julho de 2011 e membro dos Conselho de Administração da Equatorial e Equatorial Maranhão desde abril de 2010 e março de 2006, respectivamente. Na Equatorial, também foi membro do Conselho de Administração entre novembro de 2008 e abril de 2010 e diretor presidente entre março de 2007 e abril de 2010. Na CEMAR, também foi Vice-Presidente Administrativo Financeiro entre maio de 2004 e março de 2006 e Diretor Presidente entre março de 2006 e abril de 2010. Antes, trabalhou durante 6 anos no Banco Pactual. Entre 2000 e 2004, coordenou a gestão de fundos de capital de risco administrados pela Área de Investimentos do Banco. Neste período, atuou como membro do conselho de administração da Proteus Soluções em Tecnologia da Informação S.A., Visionnaire S.A., Extracta Moléculas S.A., Padtec S.A., Pini S.A, Automatos International Ltd. e SpringWireless Ltd. e como conselheiro fiscal suplente da Eletropaulo Metropolitana Energia Elétrica de São Paulo S.A. (de abril de 2003 a março de 2004). Entre 1998 a 2000, trabalhou na área de Finanças Corporativas em operação voltadas para os setores de infra-estrutura. Antes do Pactual, trabalhou em 1997 na Ernst & Young como analista do Departamento de Business Valuation. O Sr. Piani é graduado em Informática pela PUC-RJ e em Administração de Empresas pelo IBMEC. Além disto, obteve o título de CFA Charterholder pelo CFA Institute em 2003 e concluiu o curso Owners and President Management (OPM) Program da Harvard Business School em 2008.
Paulo Jerônimo Bandeira de Mello Pedrosa Coordenador do Comitê de Estratégia e Novos Negócios
O Sr. Pedrosa foi conselheiro da Equatorial Energia de março de 2006 a 2015. É parte integrante do Conselho de Competitividade do Plano Brasil Maior e dos Conselhos das Indústrias Reguladas e de Energia da Associação Comercial do Rio de Janeiro. Anteriormente participou dos Conselhos de CEMAR e Light. O Sr. Pedrosa também é Presidente Executivo da Associação Brasileira dos Grandes Consumidores Industriais de Energia e Consumidores Livres (Abrace). Atuou como professor dos cursos de MBA em Energia do IBMEC-Rio e FGV-SP, da Pós-Graduação em Direito da Energia da Universidade Cândido Mendes e de cursos da USP, Unifei e UnB. Trabalhou na Eletronorte no projeto de turbinas hidráulicas e usinas hidrelétricas e foi Presidente da Chesf e da Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel), tendo atuado também como assessor da Subcomissão de Energia e da Comissão de Infra-Estrutura do Senado Federal. Durante quatro anos, o Sr. Pedrosa foi diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Entre 2017 e 2019, o Sr. Pedrosa ocupou cargo de membro do Conselho de Administração da Itaipu Binacional. O Sr. Pedrosa é graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade de Brasília (UnB), com formação técnica complementar em sistemas auxiliares de usinas hidrelétricas, turbinas hidráulicas e projetos de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) e MBA pela FIA-USP. Exceto conforme indicado neste item, o Sr. Pedrosa declara que: não trabalhou, nos últimos cinco anos, em empresa que integra (i) grupo econômico da emissora ou (ii) é controlada por acionista do emissor que detenha participação, direta ou indireta, igual ou superior a 5%¨(cinco por cento) de uma mesma classe ou espécie de valor mobiliário da emissora. Não esteve sujeito aos efeitos de condenação criminal, condenação ou aplicação de pena em processo administrativo perante a CVM e condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que tivesse ocasionado a suspensão ou inabilitação para prática de qualquer atividade profissional ou comercial, estando, assim, devidamente habilitado para a prática de suas atividades profissionais. O Sr. Pedrosa declarou ser Pessoa Politicamente Exposta, nos termos do disposto na Instrução da CVM n° 617/2019, uma vez que ocupou cargo de membro do Conselho de Administração da Itaipu Binacional entre 2017 e 2019.
Tiago de Almeida Noel Membro Independente do Comitê de Estratégia e Novos Negócios
O Sr. Tiago Noel é responsável pelos investimentos no setor de energia elétrica nos fundos do Opportunity, onde ingressou em 2020. Foi sócio da gestora Athena Capital durante o período de 2014 até 2020, cobrindo os setores de energia elétrica, infraestrutura e óleo & gás, tendo anteriormente trabalhado nas áreas de risco, equity research e gestão do Modal Asset Management e no planejamento estratégico da Enel Brasil. Bacharel em Economia pela Universidade Federal Fluminense.

 

Comitê Operacional

O Comitê de Estratégia e Novos Negócios é composto por 5 (cinco) membros efetivos eleitos pelo Conselho de Administração da Companhia e tem por objetivo avaliar, a pedido do Conselho de Administração, rever o plano de negócios e orçamento anual consolidado da Companhia e de suas controladas,  avaliar periodicamente a evolução operacional consolidada da Companhia e de suas controladas, rever, acompanhar e propor ações relativas à melhora da qualidade e aumento da eficiência operacional da Companhia e suas controladas.

Carlos Augusto Leone Piani Membro Independente do Comitê de Estratégia e Novos Negócios
Presidente da divisão canadense da Kraft Heinz Company, tendo sido diretor da Vinci Capital Gestora de Recursos Ltda. e co-responsável pela área de Private Equity. Adicionalmente, o Sr. Piani é Conselheiro da Companhia Mineira de Açúcar e Álcool Participações e da Unidas S.A. desde de julho de 2011 e membro dos Conselho de Administração da Equatorial e Equatorial Maranhão desde abril de 2010 e março de 2006, respectivamente. Na Equatorial, também foi membro do Conselho de Administração entre novembro de 2008 e abril de 2010 e diretor presidente entre março de 2007 e abril de 2010. Na CEMAR, também foi Vice-Presidente Administrativo Financeiro entre maio de 2004 e março de 2006 e Diretor Presidente entre março de 2006 e abril de 2010. Antes, trabalhou durante 6 anos no Banco Pactual. Entre 2000 e 2004, coordenou a gestão de fundos de capital de risco administrados pela Área de Investimentos do Banco. Neste período, atuou como membro do conselho de administração da Proteus Soluções em Tecnologia da Informação S.A., Visionnaire S.A., Extracta Moléculas S.A., Padtec S.A., Pini S.A, Automatos International Ltd. e SpringWireless Ltd. e como conselheiro fiscal suplente da Eletropaulo Metropolitana Energia Elétrica de São Paulo S.A. (de abril de 2003 a março de 2004). Entre 1998 a 2000, trabalhou na área de Finanças Corporativas em operação voltadas para os setores de infra-estrutura. Antes do Pactual, trabalhou em 1997 na Ernst & Young como analista do Departamento de Business Valuation. O Sr. Piani é graduado em Informática pela PUC-RJ e em Administração de Empresas pelo IBMEC. Além disto, obteve o título de CFA Charterholder pelo CFA Institute em 2003 e concluiu o curso Owners and President Management (OPM) Program da Harvard Business School em 2008.
Felipe Dutra Cançado Coordenador do Comitê de Estratégia e Novos Negócios
Membro do Conselho de Administração da Echoenergia. – Conselheiro desde abril de 2022, Felipe Dutra é graduado em engenharia de produção pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e é sócio fundador da Squadra Investimentos Gestão de Recursos Ltda., empresa de gestão independente, responsável pela gestão de fundos de investimentos em ações, constituída em 2007.
Tiago de Almeida Noel Membro Independente do Comitê de Estratégia e Novos Negócios
O Sr. Tiago Noel é responsável pelos investimentos no setor de energia elétrica nos fundos do Opportunity, onde ingressou em 2020. Foi sócio da gestora Athena Capital durante o período de 2014 até 2020, cobrindo os setores de energia elétrica, infraestrutura e óleo & gás, tendo anteriormente trabalhado nas áreas de risco, equity research e gestão do Modal Asset Management e no planejamento estratégico da Enel Brasil. Bacharel em Economia pela Universidade Federal Fluminense.

 

Última atualização em 1 de fevereiro de 2024