EQTL GOIÁS

Conselho de Administração

O Conselho de Administração é o órgão de deliberação colegiada da CELG, responsável pelo estabelecimento de suas políticas gerais de negócio, incluindo a estratégia de longo prazo. É responsável também, dentre outras atribuições, pela supervisão da gestão dos diretores da Companhia. As decisões do Conselho de Administração são tomadas por maioria dos votos dos membros presentes à reunião. As reuniões do Conselho de Administração são realizadas sempre que necessário, por convocação do presidente do Conselho de Administração, ou pela maioria de seus membros, podendo a convocação ser dispensada se presente a totalidade dos Conselheiros.

 

O Estatuto Social da CELG estabelece um número mínimo de 5 (cinco) e, no máximo, 11 (onze) membros, e até igual número de suplentes, entre os quais um Presidente e um Vice-Presidente.Os Conselheiros são eleitos em Assembleia Geral de acionistas por um prazo de 3 anos, permitida a reeleição, podendo ser destituídos pelos acionistas reunidos em Assembleia Geral.

Em conformidade com a Lei das Sociedades por Ações, o membro do Conselho de Administração está proibido de votar em qualquer assembleia ou de atuar em qualquer operação ou negócios nos quais este tenha um conflito de interesses com a Companhia.

 

Eleição realizada em 30 de dezembro de 2022.

Augusto Miranda da Paz Jr. Membro do Conselho de Administração
O Sr. Augusto Miranda é engenheiro eletricista formado pela Universidade Federal da Bahia, com especialização em Gestão de Manutenção promovida pela Eletrobrás em convênio com a PUC/RJ e a Escola Federal de Engenharia de Itajubá/MG e MBA em gestão de empresas de energia elétrica pela FGV/SP. Ele ocupa a a posição de CEO da Equatorial Energia desde 2015 e possui mais de 32 anos de experiência no setor elétrico. Na Equatorial Energia atuou também como Diretor Presidente da Equatorial Maranhão, Diretor Vice-Presidente de Operações e Diretor de Engenharia da Equatorial Maranhão. Antes do Grupo Equatorial Energia, o Augusto Miranda exerceu diversos cargos nas áreas de gestão da manutenção do sistema elétrico na COELBA, sendo também representante da COELBA junto ao CCON.
Marcos Antônio Souza de Almeida Membro do Conselho de Administração
O Sr. Marcos Antônio Souza de Almeida foi Diretor Comercial da CEMAR entre Março de 2008 e Março de 2017. O Sr. Marcos é executivo com mais de 26 anos no setor elétrico. Antes de ingressar na CEMAR, o Sr. Marcos exerceu diversos cargos de gestão na área comercial, administrativa e atendimento a clientes da COELBA. Foi também conselheiro da Fundação Coelba de Previdência Complementar – Faelba. O Sr.Marcos é contador formado pela Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS e Mestre em Regulação da Indústria de Energia pela Universidade Salvador – UNIFACS. Não esteve sujeito aos efeitos de condenação criminal, condenação ou aplicação de pena em processo administrativo perante a CVM e condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que tivesse ocasionado a suspensão ou inabilitação para prática de qualquer atividade profissional ou comercial, estando, assim, devidamente habilitado para a prática de suas atividades profissionais. Não é considerado uma pessoa politicamente exposta, tendo em vista que não é agente público que desempenha ou tenha desempenhado, nos cinco anos anteriores, no Brasil ou em países, territórios e dependências estrangeiros, cargos, empregos ou funções públicas relevantes, assim como seus representantes, familiares e outras pessoas de seu relacionamento próximo (considerando familiares os parentes, na linha direta, até o primeiro grau, o cônjuge, o companheiro, a companheira, o enteado e a enteada), de acordo com a Deliberação nº 02, de 01 de dezembro de 2006 do Comitê de Regulação e Fiscalização dos Mercados Financeiro, de Capitais, de Seguros, de Previdência e Capitalização – Coremec da CVM.
Windsor Silva Santos Júnior Membro do Conselho de Administração
em construção
Jaconias de Aguiar Membro do Conselho de Administração
Em construção.
Leonardo da Silva Lucas Tavares de Lima Membro do Conselho de Administração
O Sr. Leonardo foi eleito Diretor de Relações com Investidores da CELPA em novembro de 2012 e permaneceu no cargo até janeiro de 2014, quando se tornou Diretor da CELPA. O Sr. Leonardo foi também Diretor da CEMAR a no período de abril de 2011 a outubro de 2012. Anteriormente foi controller da CEMAR (função que ocupou de 2007 até abril de 2011) e Coordenador de Planejamento e Gestão (de 2005 a 2007). Antes de ingressar na CEMAR, o Sr. Leonardo trabalhou na Telemar Norte Leste, do setor de telefonia, ABN Amro, do setor bancário, URB – Empresa de Urbanização do Recife, do setor de urbanização, e na Shell Brasil, do setor petrolífero. Graduado em Engenharia Civil pela Universidade de Pernambuco, com pós-graduação em Gestão da Produção e MBA em Gestão de Negócios de Energia Elétrica, pela FGV. Em agosto de 2016 foi eleito Diretor da CEMAR. Não esteve sujeito aos efeitos de condenação criminal, condenação ou aplicação de pena em processo administrativo perante a CVM e condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que tivesse ocasionado a suspensão ou inabilitação para prática de qualquer atividade profissional ou comercial, estando, assim, devidamente habilitado para a prática de suas atividades profissionais. Não é considerado uma pessoa politicamente exposta, conforme definido na regulamentação aplicável.

Diretoria Executiva da CELG

Os diretores são os representantes legais da Equatorial Energia, responsáveis, principalmente, pela administração cotidiana da Companhia e pela implementação das políticas e diretrizes gerais estabelecidas pelo Conselho de Administração.

De acordo com a Lei das Sociedades por Ações, cada membro da Diretoria deve ser residente no País, podendo ser acionista ou não. Além disso, até, no máximo, um terço dos cargos do Conselho de Administração poderão ser preenchidos por membros da Diretoria.

O Estatuto Social da CELG estabelece que a Diretoria será composta de, no mínimo, 2 e, no máximo 10 diretores, todos com mandato de 3 anos, permitida a reeleição.

Composição atual da Diretoria Executiva

Última alteração na composição em 29 de dezembro de 2022.

 

Lener Silva Jayme Diretor Presidente
O Sr. Jayme é formado em Engenharia Elétrica pelo Instituto Nacional de Telecomunicações – INATEL com MBA em Gestão e Gerenciamento de Projetos pela George Whashington University. Possui 33 anos dedicados à gestão em empresas concessionárias de serviços públicos, nos segmentos de telecomunicações e energia. Durante sua trajetória profissional já atuou como Diretor de Redes, de Operações e de Infraestrutura no ramo de telecomunicações por mais de 15 anos, além de ter atuado como Presidente em outras empresas do setor de distribuição, geração e transmissão no país.
Leonardo da Silva Lucas Tavares de Lima Diretor Financeiro e de Relações com Investidores
O Sr. Leonardo foi eleito Diretor da Equatorial Pará em novembro de 2012, tendo também atuado como Diretor da Equatorial Maranhão entre abril de 2011 e outubro de 2012. Anteriormente, foi Controller da Equatorial Maranhão (função que ocupou de 2007 até abril de 2011) e Coordenador de Planejamento e Gestão (de 2005 a 2007). Antes de ingressar na Equatorial Maranhão, Leonardo trabalhou na Telemar Norte Leste, ABN Amro, URB – Empresa de Urbanização do Recife e na Shell Brasil. Graduado em Engenharia Civil pela Universidade de Pernambuco, com pós-graduação em Gestão da Produção e MBA em Gestão de Negócios de Energia Elétrica, pela FGV.
André Luiz Barata Pessoa Diretor
O Sr. André Luiz detém sólida experiência profissional de 23 anos, com carreira construída em empresas multinacionais e nacionais de grande porte no segmento de Energia, dentre elas Enel, nas áreas de planejamento, engenharia, operações e comercial. O Sr. André Luiz ingressou no grupo Equatorial em junho de 2021.
Bruno Cavalcanti Coelho Diretor
O Sr. Bruno Coelho destaca-se pela sua sólida experiência na área e nos últimos anos desempenhou diversas funções na estrutura de Gestão de Pessoas no Grupo Neoenergia, onde atuou no período de 2006 a 2021, tendo ocupado a posição de Diretor de Recursos Humanos e S&S entre 2019 e 2021. Formado em Administração de Empresas pela Universadade Católica de Pernambuco – UNICAP, possui MBA Executivo Empresarial pela Fundação Dom Cabral – FDC e em Gestão Empresarial pelo CEDEPE. O Sr. Bruno declara que: não trabalhou, nos últimos cinco anos, em empresa que integra (i) grupo econômico da emissora ou (ii) é controlada por acionista do emissor que detenha participação, direta ou indireta, igual ou superior a 5% (cinco por cento) de uma mesma classe ou espécie de valor mobiliário da emissora Não esteve sujeito aos efeitos de condenação criminal, condenação ou aplicação de pena em processo administrativo perante a CVM e condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que tivesse ocasionado a suspensão ou inabilitação para prática de qualquer atividade profissional ou comercial, estando, assim, devidamente habilitado para a prática de suas atividades profissionais. Não é considerado uma pessoa politicamente exposta, conforme definido na regulamentação aplicável.
Humberto Luis Queiroz Nogueira Diretor
Humberto Luis Queiroz Nogueira, Diretor – O Sr. Nogueira foi eleito Diretor da Equatorial Maranhão em agosto de 2016 e da Equatorial em agosto de 2017. Atuando no grupo Equatorial desde 2005, foi Gerente de Suprimento e Logística da Equatorial Energia, Gerente de Operações da Cemar e Gerente de Projeto SAP. Antes de ingressar no grupo, trabalhou na Oi/Telemar de 1987 a 2005. Humberto é graduado pela UNIFACS.
Agnelo Coelho Neto Diretor
Agnelo Coelho Neto, Formado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Maranhão – UFMA(2004), com Mestrado em sistema de potência pela UFMA (2006), Sr. Agnelo atua no Grupo Equatorial desde 2009, Iniciou no grupo como Analista Comercial de Grandes Clientes CEMAR(2009), Executivo de Operações dos Grandes Clientes Equatorial Maranhão (2011); Gerente de Recuperação de Energia Equatorial Maranhão (2012), Gerente de Recuperação de Energia Equatorial Maranhão/Equatorial Pará (2015), Gerente Corporativo de Recuperação de Energia (2017), Superintendente Comercial da Equatorial Energia (2019).
José Silva Sobral Neto Diretor
Bacharel em Direito, formado pela Universidade Federal do Maranhão, com especialização em Direito Tributário pela UNAMA, MBA pela FGV/RIO em Gestão de Negócios em Energia Elétrica e Pós-Graduando do MBA em Direito Tributário pela FGV/Isan. Iniciou sua vida profissional na advocacia corporativa no setor elétrico. Na CEMAR desde 2005, foi Coordenador Jurídico e, desde 2007, está à frente da Gerência Jurídica da Companhia, auxiliando no assessoramento jurídico da Companhia e outras empresas do grupo, como Equatorial Soluções S.A, Sol Energia e Geramar. A partir de 2013, também se tornou responsável pelas áreas tributária e societária na Gerência Jurídica da CELPA. Foi Vice-Presidente da Comissão de Sociedade de Advogados da OAB/MA. Atua, ainda, como Dirigente da Fundação de Previdência Complementar – FASCEMAR desde 2006, tendo atuado como Conselheiro Fiscal e Deliberativo. É certificado pelo ICSS – Instituto de Certificação de Profissionais de Seguridade Social. Não esteve sujeito aos efeitos de condenação criminal, condenação ou aplicação de pena em processo administrativo perante a CVM e condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que tivesse ocasionado a suspensão ou inabilitação para prática de qualquer atividade profissional ou comercial, estando, assim, devidamente habilitado para a prática de suas atividades profissionais. Não é considerado uma pessoa politicamente exposta, conforme definido na regulamentação aplicável.
Última atualização em 11 de março de 2024