CEEE-D administação

Composição atual do Conselho

O Conselho de Administração é o órgão de deliberação colegiada da CEEE-D, responsável pelo estabelecimento de suas políticas gerais de negócio, incluindo a estratégia de longo prazo. É responsável também, dentre outras atribuições, pela supervisão da gestão dos diretores da Companhia. As decisões do Conselho de Administração são tomadas por maioria dos votos dos membros presentes à reunião. As reuniões do Conselho de Administração são realizadas sempre que necessário, por convocação do presidente do Conselho de Administração, ou pela maioria de seus membros, podendo a convocação ser dispensada se presente a totalidade dos Conselheiros.

O Estatuto Social da CEEE-D estabelece um número mínimo de 3 conselheiros e máximo de 9 conselheiros. Os Conselheiros são eleitos em Assembleia Geral de acionistas por um prazo de 3 anos, permitida a reeleição, podendo ser destituídos pelos acionistas reunidos em Assembleia Geral.

Em conformidade com a Lei das Sociedades por Ações, o membro do Conselho de Administração está proibido de votar em qualquer assembleia ou de atuar em qualquer operação ou negócios nos quais este tenha um conflito de interesses com a Companhia.

Eleição realizada em 28 de abril de 2023.

Augusto Miranda da Paz Jr. Presidente
O Sr. Augusto Miranda é engenheiro eletricista formado pela Universidade Federal da Bahia, com especialização em Gestão de Manutenção promovida pela Eletrobrás em convênio com a PUC/RJ e a Escola Federal de Engenharia de Itajubá/MG e MBA em gestão de empresas de energia elétrica pela FGV/SP. Ele ocupa a a posição de CEO da Equatorial Energia desde 2015 e possui mais de 32 anos de experiência no setor elétrico. Na Equatorial Energia atuou também como Diretor Presidente da Equatorial Maranhão, Diretor Vice-Presidente de Operações e Diretor de Engenharia da Equatorial Maranhão. Antes do Grupo Equatorial Energia, o Augusto Miranda exerceu diversos cargos nas áreas de gestão da manutenção do sistema elétrico na COELBA, sendo também representante da COELBA junto ao CCON.
Leonardo Da Silva Lucas Tavares de Lima Conselheiro
Leonardo da Silva Lucas Tavares de Lima, Diretor – O Sr. Leonardo foi eleito Diretor da Equatorial Pará em novembro de 2012, tendo também atuado como Diretor da Equatorial Maranhão entre abril de 2011 e outubro de 2012. Anteriormente, foi Controller da Equatorial Maranhão (função que ocupou de 2007 até abril de 2011) e Coordenador de Planejamento e Gestão (de 2005 a 2007). Antes de ingressar na Equatorial Maranhão, Leonardo trabalhou na Telemar Norte Leste, ABN Amro, URB – Empresa de Urbanização do Recife e na Shell Brasil. Graduado em Engenharia Civil pela Universidade de Pernambuco, com pós-graduação em Gestão da Produção e MBA em Gestão de Negócios de Energia Elétrica, pela FGV.
Carlos Augusto Leoni Piani Vice-Presidente
Em Construção.
David Abdalla Pires Leal Conselheiro
Em construção…

 

Composição atual da Diretoria Executiva da Companhia

Os diretores são os representantes legais da CEEE-D, responsáveis, principalmente, pela administração cotidiana da Companhia e pela implementação das políticas e diretrizes gerais estabelecidas pelo Conselho de Administração.

De acordo com a Lei das Sociedades por Ações, cada membro da Diretoria deve ser residente no País, podendo ser acionista ou não. Além disso, até, no máximo, um terço dos cargos do Conselho de Administração poderão ser preenchidos por membros da Diretoria.

O Estatuto Social da CEEE-D estabelece que a Diretoria será composta por no mínimo 3 membros, no máximo, 9 (nove) Diretores Executivos, sendo um Diretor Presidente e um Diretor de Relações com Investidores e os demais membros eleitos para compor a Diretoria não terão designação específica, todos com mandato de 3 anos, permitida a reeleição.

Eleição realizada em maio de 2023.

Riberto José Barbanera. Diretor Presidente
O Sr. Riberto é graduado em Engenharia Elétrica, Faculdade de Engenharia de São Paulo, com MBAsem Gestão Empresarial, pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais; em Gestão de Projetos, pela FGV, São Paulo; em Gestão de Recursos Humanos, pela UNAERP; e MBA Executivo pela Fundação Dom Cabral. Detém quarenta anos de experiência profissional no setor elétrico brasileiro, atuando em construção, operação, manutenção, gestão de serviços técnicos e comerciais, como gestor e líder de equipes especializadas e multidisciplinares na condução de processos de atendimentos a clientes, bem como na gestão do orçamento das empresas.
Leonardo Lucas Tavares de Lima Diretor de Relações com Investidores
Leonardo Lucas Tavares de Lima, Diretor – O Sr. Leonardo foi eleito Diretor de Relações com Investidores da Equatorial Pará em novembro de 2012 e permaneceu no cargo até janeiro de 2014, quando se tornou Diretor da Companhia. O Sr. Leonardo foi também Diretor da Equatorial Maranhão a no período de abril de 2011 a outubro de 2012. Anteriormente foi Controller da Equatorial Maranhão (função que ocupou de 2007 até abril de 2011) e Coordenador de Planejamento e Gestão (de 2005 a 2007). Antes de ingressar na Equatorial Maranhão, o Sr. Leonardo trabalhou na Telemar Norte Leste, ABN Amro, URB – Empresa de Urbanização do Recife e na Shell Brasil. Graduado em Engenharia Civil pela Universidade de Pernambuco, com pós-graduação em Gestão da Produção e MBA em Gestão de Negócios de Energia Elétrica, pela FGV.
Cristiano de Lima Logrado Diretor
O Sr. Logrado, Engenheiro Mecânico, 48 anos, atua no grupo Equatorial Energia desde Jan/2007 (15 anos), tendo ocupado as posições de Gerente de Assuntos Regulatórios da CEMAR (atual Equatorial Maranhão), Gerente Corporativo de Assuntos Regulatórios, e Superintendente de Regulação. As responsabilidades, enquanto superintendente, englobavam todas as distribuidoras do grupo, o segmento de transmissão e a nova linha de atuação em saneamento.
Ao longo de 2006, foi assessor técnico da Abraceel (Associação Brasileira dos Agentes Comercializadores de Energia Elétrica). No período Jul/2002 a Jan/2005 trabalhou na Superintendência de Regulação da Comercialização da Eletricidade – SRC da ANEEL.
A formação acadêmica teve início com a graduação em Eng. Mecânica, seguida do mestrado em Eng. Mecânica com foco em análise técnica e econômica de sistema de geração baseados em turbinas a gás e ciclos combinados. Posteriormente, houve uma complementação na forma de um curso de especialização na área financeira (MBA em Administração financeira e Mercado de Capitais – FGV Brasília), e mais recentemente novo MBA (IDP, Brasília, conclusão em Jul/2022), agora na área de Data Science.
Humberto Luis Queiroz Nogueira Diretor
Humberto Luis Queiroz Nogueira, Diretor – O Sr. Nogueira foi eleito Diretor da Equatorial Maranhão em agosto de 2016 e da Equatorial em agosto de 2017. Atuando no grupo Equatorial desde 2005, foi Gerente de Suprimento e Logística da Equatorial Energia, Gerente de Operações da Cemar e Gerente de Projeto SAP. Antes de ingressar no grupo, trabalhou na Oi/Telemar de 1987 a 2005. Humberto é graduado pela UNIFACS.
José Silva Sobral Neto Diretor
José Silva Sobral Neto, Diretor – Bacharel em Direito, formado pela Universidade Federal do Maranhão, com especialização em Direito Tributário pela UNAMA, MBA pela FGV/RIO em Gestão de Negócios em Energia Elétrica e Pós-Graduando do MBA em Direito Tributário pela FGV/Isan. Iniciou sua vida profissional na advocacia corporativa no setor elétrico. Na Equatorial Maranhão desde 2005, foi Coordenador Jurídico e desde 2007 está à frente da Gerência Jurídica da Companhia, auxiliando no assessoramento jurídico da Equatorial Energia S.A. e outras empresas do grupo, como Equatorial Soluções S.A, Sol Energia e Geramar. A partir de 2013, também se tornou responsável pelas áreas tributária e societária na Gerência Jurídica da Equatorial Pará. Foi Vice-Presidente da Comissão de Sociedade de Advogados da OAB/MA. Atua, ainda, como Dirigente da Fundação de Previdência Complementar – FASCEMAR desde 2006, tendo atuado como Conselheiro Fiscal e Deliberativo. É certificado pelo ICSS – Instituto de Certificação de Profissionais de Seguridade Social.
Bruno Cavalcanti Coelho Diretor
O Sr. Bruno Coelho destaca-se pela sua sólida experiência na área e nos últimos anos desempenhou diversas funções na estrutura de Gestão de Pessoas no Grupo Neoenergia, onde atuou no período de 2006 a 2021, tendo ocupado a posição de Diretor de Recursos Humanos e S&S entre 2019 e 2021. Formado em Administração de Empresas pela Universadade Católica de Pernambuco – UNICAP, possui MBA Executivo Empresarial pela Fundação Dom Cabral – FDC e em Gestão Empresarial pelo CEDEPE.
André Luiz Barata Pessoa Diretor
Em construção…
Agnelo Coelho Neto Diretor
Em construção…
Maurício Alvares da Silva Velloso Ferreira Diretor
O Sr. Ferreira é engenheiro eletricista formado pela Universidade de Brasília com especialização em Administração Financeira pela Fundação Getúlio Vargas – FGV e especialização em Telecomunicações pela Universidade de Brasília. Ainda, possui pós-graduação (MBA) em Gestão Empresarial pela Fundação Dom Cabral. Antes de ingressar no grupo, estava atuando na Oi S.A. como Diretor. De 2015 a março de 2017, trabalhou como diretor comercial na CEB Distribuição S.A e de março de 2017 a janeiro de 2019, como diretor geral. De 2012 a 2015, foi Diretor na Indra S.A. De 2010 a 2012, trabalhou na Contax S.A. De 2003 a 2010 trabalhou na Brasil Telecom S.A. De 2001 a 2002 trabalhou na Telemar S.A. De 1998 a 1999, trabalhou Telebrasília Celular S.A.. De 1994 a 1997, trabalhou Telecomunicações Brasileiras S.A. – TELEBRAS.

 

Composição atual do Conselho Fiscal da Companhia

Eleição realizada em 28 de abril de 2023.

Saulo de Tarso Alves de Lara Conselheiro Fiscal Efetivo
Saulo de Tarso Alves de Lara, Conselheiro Fiscal Efetivo – Saulo de Tarso Alves de Lara é graduado em Administração de Empresas (1979) pela Fundação Getúlio Vargas. Fez cursos de extensão no IMD – International Management Development (1984) onde obteve sua pós-graduação na área de Control and Finance. O Sr Lara iniciou sua carreira na Arthur Andersen permanecendo como auditor externo por dez anos. No período de 1987 até 1996 atuou no segmento da construção civil, em indústria cimenteira, responsável pela área de controle e controle corporativo das operações do Brasil e América do Sul. Em 1996, foi indicado para ser o CFO de empresa Americana, do ramo de embalagens. Em 1998, foi contratado como diretor de Planejamento e Controle da Cyrela Brazil Realty, permanecendo na companhia até 2010, quando assumiu o cargo de Diretor de Controladoria na PDG Realty. Desde 2013, é CFO da Greenwood Resource Brasil.
Moacir Gibur Conselheiro Fiscal Suplente
Moacir Gibur, Conselheiro Fiscal Suplente – O Sr. Gibur é sócio da empresa Audicontrol Auditoria e Controle, escritório de auditoria independente e consultoria nas áreas contábil e fiscal desde 2001, tendo anteriormente trabalhado na Emilio Romani S.A. e na Russel Bedford Auditores Independentes. O Sr. Gibur foi membro titular do Conselho Fiscal da Siderquimica S.A..
Vanderlei Dominguez da Rosa Conselheiro Fiscal Efetivo
Vanderlei Dominguez da Rosa, Conselheiro Fiscal Efetivo – O Sr. Dominguez é formado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e em cursos de extensão em Mercado de Capitais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Contabilidade de Custos pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. É sócio-executivo da empresa HB Audit – Auditores Independentes S.S. e sua principal função é a de executar, revisar e supervisionar os trabalhos de auditoria independente e é o responsável técnico perante a Comissão de Valores Mobiliários – CVM. Atua como membro efetivo do Conselho Fiscal das empresas: Odontoprev S.A., Sanepar, Tecnisa S.A., Weg S.A.; e como membro suplente do conselho fiscal das empresas Marcopolo S.A., Padtec S.A., IdeiasNet S.A., Officer Distribuidora S.A.; Nos últimos 5 anos, atuou como membro do Conselho Fiscal das empresas Triunfo Participações e Investimentos S.A., Equatorial Energia S.A., Centrais Elétricas do Pará S.A. (estas duas últimas integrantes do grupo econômico do Emissor), OSX Brasil S.A., Tegma Gestão e Logística S.A., Multiplus S.A., MPX Energia S.A., Tupy S.A., Marisol S.A..
Ricardo Bertucci Conselheiro Fiscal Suplente
Ricardo Bertucci, Conselheiro Fiscal Suplente – O Sr. Bertucci é graduado em Ciências Contábeis pela UFPR – Universidade Federal do Paraná e pós-graduado em Controladoria pela FAE Business School. É sócio da Audicontrol – Auditoria e Controle desde 2011, sendo sócio sênior responsável pela condução da estratégia do negócio, responsabilidade técnica dos trabalhos em conjunto com os demais sócios.
Paulo Roberto Franceschi Conselheiro Fiscal Efetivo
Paulo Roberto Franceschi, Conselheiro Fiscal Efetivo – O Sr Paulo Roberto é sócio da AUDICONTROL Auditoria e Controle, escritório de auditoria independente e consultoria nas áreas contábil e fiscal, desde 1995. Como Sócio sênior, tem como responsabilidade a condução estratégia do negócio, responsabilidade técnica dos trabalhos em conjunto com os demais sócios e a administração geral da empresa. Trabalhou em Auditoria Internacional por 18 anos antes de estabelecer a sociedade Audicontrol. Além disso, participa também do Conselho Fiscal da Bematech S.A. – sociedade de capital aberto – há 6 anos e do Conselho Econômico da Mitra Arquidiocese de Curitiba há 5 anos e do Conselho Executivo de uma empresa familiar há 9 anos. Participou também do Conselho Fiscal de uma sociedade de capital fechado com atuação no ramo químico para o exercício de 2008 e do Comitê de Auditoria, como órgão de assessoria ao Conselho de Administração, da Positivo Informática S.A. – sociedade de capital aberto, para os exercícios de 2007 e 2008. O Sr. Paulo Roberto cursou Ciências Econômicas pela FAE Business School e Ciências Contábeis pela Fundação de Estudos Sociais do Paraná.
Claudia Luciana Ceccato de Trotta Conselheira Fiscal Suplente
Claudia Luciana de Trotta, Conselheira Fiscal Suplente – A Sra. Trotta é formada em Direito pela Faculdade de Direito de Curitiba e especializada em Direito Societário pela Universidade Federal do Paraná. Atualmente, é sócia de Trotta, Ceccatto Advogados Associados, sociedade de advogados com atuação especializada nas áreas de Direito Societário, Empresarial, Investimentos Estrangeiros, Contratos Empresariais, Direito Administrativo e Concorrencial, Direito Ambiental, Direito Civil e Imobiliário, desde 2013. Também foi sócia, por 18 anos, do Escritório Augusto Prolik – Advogados Associados, atuando como advogada nas áreas de Direito Empresarial, Direito Societário, Contratos e Investimentos Estrangeiros. A Sra. Trotta também é membro da Comissão de Sociedades de Advogados da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção do Paraná, desde julho de 2013 e foi instrutora da Comissão de Seleção da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção do Paraná, de janeiro de 2005 a janeiro de 2007, responsável pela relatoria dos processos de arquivamento de constituição, alteração e demais atos societários das sociedades de advogados.
Maria Salete Garcia Pinheiro Conselheira Fiscal Efetiva
Maria Salete Garcia Pinheiro, Conselheira Fiscal Efetiva – Admitida na PwC em 1995 como a primeira sócia de auditoria brasileira. Além da atuação como sócia de auditoria durante sua carreira, participou como membro executiva da PwC no Brasil, responsável pela área de recursos humanos do escritório do Rio de Janeiro de 1995 a 2000; de 2003 a 2008 foi indicada para liderar as operações da firma nas regiões Norte e Nordeste; de 2008 a 2018, retornando ao escritório do Rio de Janeiro, atuou como sócia responsável pela revisão de qualidade de projetos nos segmentos de serviços financeiros e de energia, bem como liderou a expansão de negócios para empresas privadas com foco em grupos familiares, visando prepará-las para um melhor acesso à obtenção de crédito e/ou atração de investidores..

Comitê de Auditoria Estatuário

Carlos Augusto Leone Piani Coordenador
O Sr. Piani possui mais de 20 anos de experiência em investimentos, fusões e aquisições e em funções executivas. Atualmente é presidente da HPX Corp, o primeiro SPAC dedicado ao mercado brasileiro. Adicionalmente, o Sr. Piani é presidente do Conselho de Administração da Equatorial Energia e conselheiro da Vibra Energia, Bemobi Tech Mobile e Modular Data Centers. Anteriormente foi chefe global da equipe de inciativas estratégicas e fusões e aquisições da é presidente da divisão canadense da Kraft Heinz (2019) e Presidente da Kraft Heinz Canada (2015 – 2018), Presidente da PDG Realty (2012-2015), sócio e co-responsável pela área de Private Equity da Vinci Partners (2010-2015), Presidente e Diretor Financeiro da Equatorial Energia e suas subsidiárias (2004-2010) e analista de fusões e aquisições e sócio da área de Investimentos Proprietários Ilíquidos do Banco Pactual (1998-2004). Sr. Piani é graduado em Administração de Empresas pelo IBMEC/RJ e em Processamento de Dados pela PUC-Rio. Também possui o título de CFA Charterholder pelo CFA Institute e concluiu o curso Owners and President Management (OPM) Program da Harvard Business School.
João Alberto da Silva Neto Membro do Comitê
João Alberto da Silva Neto é o sócio fundador da Minerva Consultoria. Com ampla experiência no segmento de auditoria, tendo atuado na KPMG no período de 1988 até 2019, possui experiência em diversas áreas de negócio, tendo sido responsável pela auditoria de diversas empresas do setor Elétrico, Real Estate, Varejo e Mercado de Consumo. Em 2019 passou a atuar como membro do Comitê de Auditoria, Riscos e Compliance do Grupo Hapvida e desde 2020 atua como membro do Comitê de Auditoria, Riscos e Compliance da Triple Play Brasil Participações. É pós-graduado em Contabilidade Gerencial e formado em Contabilidade, ambos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e possui especialização pela Fundação Dom Cabral. É certificado como Conselheiro pelo IBGC, membro do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil – IBRACON, e do Instituto Brasileiro de Executivos Financeiros – IBEF.
Tiago de Almeida Noel Membro do Comitê
O Sr. Tiago Noel é responsável pelos investimentos no setor de energia elétrica nos fundos do Opportunity, onde ingressou em 2020. Foi sócio da gestora Athena Capital durante o período de 2014 até 2020, cobrindo os setores de energia elétrica, infraestrutura e óleo & gás, tendo anteriormente trabalhado nas áreas de risco, equity research e gestão do Modal Asset Management e no planejamento estratégico da Enel Brasil. Bacharel em Economia pela Universidade Federal Fluminense.

Última atualização em 1 de fevereiro de 2024