Equatorial Piauí

Conselho de Administração da Equatorial Piauí

O Conselho de Administração é o órgão de deliberação colegiada da Equatorial Piauí, responsável pelo estabelecimento de suas políticas gerais de negócio, incluindo a estratégia de longo prazo. É responsável também, dentre outras atribuições, pela supervisão da gestão dos diretores da Companhia. As decisões do Conselho de Administração são tomadas por maioria dos votos dos membros presentes à reunião. As reuniões do Conselho de Administração são realizadas sempre que necessário, por convocação do presidente do Conselho de Administração, ou pela maioria de seus membros, podendo a convocação ser dispensada se presente a totalidade dos Conselheiros.

O Estatuto Social da Equatorial Piauíestabelece um número mínimo de 3 conselheiros e máximo de 9 conselheiros. Os Conselheiros são eleitos em Assembleia Geral de acionistas por um prazo de 3 anos, permitida a reeleição, podendo ser destituídos pelos acionistas reunidos em Assembleia Geral.

Em conformidade com a Lei das Sociedades por Ações, o membro do Conselho de Administração está proibido de votar em qualquer assembleia ou de atuar em qualquer operação ou negócios nos quais este tenha um conflito de interesses com a Companhia.

Composição atual do Conselho

Eleição realizada em 30 de abril de 2021.

Augusto Miranda da Paz Jr. Conselheiro
Augusto Miranda da Paz Junior, Conselheiro – O Sr. Miranda é Diretor Presidente da Equatorial Maranhão desde abril de 2010. De 2007 a 2010, foi Diretor Vice-Presidente de Operações e, anteriormente, foi Diretor de Engenharia da Equatorial Maranhão desde julho de 2004. O Sr. Miranda é experiente executivo com mais de 20 anos no setor elétrico. Antes de ingressar na CEMAR, o Sr. Miranda exerceu diversos cargos nas áreas de gestão da manutenção do sistema elétrico na COELBA, sendo também representante da COELBA junto ao CCON. O Sr. Miranda é engenheiro eletricista formado pela Universidade Federal da Bahia, com especialização em Gestão de Manutenção promovida pela Eletrobrás em convênio com a PUC/RJ e a Escola Federal de Engenharia de Itajubá/MG e MBA em gestão de empresas de energia elétrica pela FGV/SP.
Leonardo Da Silva Lucas Tavares de Lima Conselheiro
Leonardo da Silva Lucas Tavares de Lima, Diretor – O Sr. Leonardo foi eleito Diretor da Equatorial Pará em novembro de 2012, tendo também atuado como Diretor da Equatorial Maranhão entre abril de 2011 e outubro de 2012. Anteriormente, foi Controller da Equatorial Maranhão (função que ocupou de 2007 até abril de 2011) e Coordenador de Planejamento e Gestão (de 2005 a 2007). Antes de ingressar na Equatorial Maranhão, Leonardo trabalhou na Telemar Norte Leste, ABN Amro, URB – Empresa de Urbanização do Recife e na Shell Brasil. Graduado em Engenharia Civil pela Universidade de Pernambuco, com pós-graduação em Gestão da Produção e MBA em Gestão de Negócios de Energia Elétrica, pela FGV.
Sérvio Túlio dos Santos Conselheiro
Sérvio Túlio dos Santos, Diretor – Formado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Paraíba (1986), com especialização em Tecnologia Digital pela Universidade Federal da Bahia; MBA em Gestão Empresarial pela FGV. Atuou em diversos níveis gerenciais nas Distribuidoras do Grupo Neoenergia: COELBA (1986/2001) e CELPE (2001/2005). Foi Diretor de Distribuição da CELPA, 2012/2013, distribuidora de energia sob controle comum à Companhia. Na Equatorial Maranhão atuou nas Gerências: Técnica (2005/2006), Manutenção (2007/2008), Gestão do Programa Luz Para Todos no Maranhão (2008/2011), Expansão (2011/2012), Operação (2014/2015).
Adjair Vieira Barbosa Conselheiro
Em construção…

Diretoria Executiva da Equatorial Piauí

Os diretores são os representantes legais da Equatorial Piauí, responsáveis, principalmente, pela administração cotidiana da Companhia e pela implementação das políticas e diretrizes gerais estabelecidas pelo Conselho de Administração.

De acordo com a Lei das Sociedades por Ações, cada membro da Diretoria deve ser residente no País, podendo ser acionista ou não. Além disso, até, no máximo, um terço dos cargos do Conselho de Administração poderão ser preenchidos por membros da Diretoria.

O Estatuto Social da Equatorial Piauí estabelece que a Diretoria será composta por no mínimo 2 membros, sendo 1 Diretor Presidente e os demais não terão designação específica, todos com mandato de 3 anos, permitida a reeleição.

Composição atual da Diretoria Executiva da Companhia

 

Maurício Alvares da Silva Veloso Diretor Presidente
O Sr. Ferreira é engenheiro eletricista formado pela Universidade de Brasília com especialização em Administração Financeira pela Fundação Getúlio Vargas – FGV e especialização em Telecomunicações pela Universidade de Brasília. Ainda, possui pós-graduação (MBA) em Gestão Empresarial pela Fundação Dom Cabral. Antes de ingressar no grupo, estava atuando na Oi S.A. como Diretor. De 2015 a março de 2017, trabalhou como diretor comercial na CEB Distribuição S.A e de março de 2017 a janeiro de 2019, como diretor geral. De 2012 a 2015, foi Diretor na Indra S.A. De 2010 a 2012, trabalhou na Contax S.A. De 2003 a 2010 trabalhou na Brasil Telecom S.A. De 2001 a 2002 trabalhou na Telemar S.A. De 1998 a 1999, trabalhou Telebrasília Celular S.A.. De 1994 a 1997, trabalhou Telecomunicações Brasileiras S.A. – TELEBRAS
Leonardo Lucas Tavares de Lima Diretor
Leonardo Lucas Tavares de Lima, Diretor – O Sr. Leonardo foi eleito Diretor de Relações com Investidores da Equatorial Pará em novembro de 2012 e permaneceu no cargo até janeiro de 2014, quando se tornou Diretor da Companhia. O Sr. Leonardo foi também Diretor da Equatorial Maranhão a no período de abril de 2011 a outubro de 2012. Anteriormente foi Controller da Equatorial Maranhão (função que ocupou de 2007 até abril de 2011) e Coordenador de Planejamento e Gestão (de 2005 a 2007). Antes de ingressar na Equatorial Maranhão, o Sr. Leonardo trabalhou na Telemar Norte Leste, ABN Amro, URB – Empresa de Urbanização do Recife e na Shell Brasil. Graduado em Engenharia Civil pela Universidade de Pernambuco, com pós-graduação em Gestão da Produção e MBA em Gestão de Negócios de Energia Elétrica, pela FGV.
Tinn Freire Amado Diretor
Tinn Freire Amado, Diretor – O Sr. Freire Amado é Diretor de Assuntos Regulatórios desde julho de 2006 na Equatorial Energia. O Sr. Tinn Amado trabalhou por três anos na ANEEL, como analista da Superintendência de Regulação dos Serviços de Distribuição. Foi sócio-consultor da Amado Consultoria promovendo treinamentos e assessoramento em assuntos relacionados à regulação econômica para diversos agentes do setor elétrico, dentre eles a Equatorial Maranhão, CEB, CPFL, COELBA e ANEEL. Foi professor do módulo de regulação tarifária nos MBAs de Energia (CEFET-DF) e Regulação da Indústria de Energia (Unifacs-BA) e professor do módulo regulação do setor elétrico no curso de Especialização em Gestão de Ativos do Setor Elétrico (Unicamp). Também atuou por dois anos como especialista em regulação econômica da CPFL Energia, desenvolvendo modelos e premissas regulatórias para suportar a avaliação de novos negócios, bem como o planejamento estratégico e orçamentário do grupo. É engenheiro eletricista formado pela Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) e mestre em economia da regulação e defesa da concorrência pela Universidade de Brasília (UnB).
Cristiano de Lima Logrado Diretor
Em construção…
José Silva Sobral Neto Diretor
José Silva Sobral Neto, Diretor – Bacharel em Direito, formado pela Universidade Federal do Maranhão, com especialização em Direito Tributário pela UNAMA, MBA pela FGV/RIO em Gestão de Negócios em Energia Elétrica e Pós-Graduando do MBA em Direito Tributário pela FGV/Isan. Iniciou sua vida profissional na advocacia corporativa no setor elétrico. Na Equatorial Maranhão desde 2005, foi Coordenador Jurídico e desde 2007 está à frente da Gerência Jurídica da Companhia, auxiliando no assessoramento jurídico da Equatorial Energia S.A. e outras empresas do grupo, como Equatorial Soluções S.A, Sol Energia e Geramar. A partir de 2013, também se tornou responsável pelas áreas tributária e societária na Gerência Jurídica da Equatorial Pará. Foi Vice-Presidente da Comissão de Sociedade de Advogados da OAB/MA. Atua, ainda, como Dirigente da Fundação de Previdência Complementar – FASCEMAR desde 2006, tendo atuado como Conselheiro Fiscal e Deliberativo. É certificado pelo ICSS – Instituto de Certificação de Profissionais de Seguridade Social.
Armando de Souza Nascimento Diretor
Em construção…
Joe Louis Tavares Morra  Diretor
Em construção…

Última atualização em 14 de junho de 2021