Administração

A Equatorial Energia é administrada por um Conselho de Administração e por uma Diretoria. De acordo com o Contrato de Adesão ao Novo Mercado firmado com a B3, a Equatorial está sujeita a determinadas regras relativas à administração que decorrem do Regulamento do Novo Mercado e do Contrato de Adesão ao Novo Mercado.

Conselho de Administração da Equatorial Energia

O Conselho de Administração é o órgão de deliberação colegiada da Equatorial Energia, responsável pelo estabelecimento de suas políticas gerais de negócio, incluindo a estratégia de longo prazo. É responsável também, dentre outras atribuições, pela supervisão da gestão dos diretores da Companhia. As decisões do Conselho de Administração são tomadas por maioria dos votos dos membros presentes à reunião. As reuniões do Conselho de Administração são realizadas sempre que necessário, por convocação do presidente do Conselho de Administração, ou pela maioria de seus membros, podendo a convocação ser dispensada se presente a totalidade dos Conselheiros.

O Estatuto Social da Equatorial Energia estabelece um número mínimo de 3 conselheiros e máximo de 9 conselheiros. Os Conselheiros são eleitos em Assembleia Geral de acionistas por um prazo de 2 anos, permitida a reeleição, podendo ser destituídos pelos acionistas reunidos em Assembleia Geral.

Em conformidade com a Lei das Sociedades por Ações, o membro do Conselho de Administração está proibido de votar em qualquer assembleia ou de atuar em qualquer operação ou negócios nos quais este tenha um conflito de interesses com a Companhia.

Composição atual do Conselho

Eleição realizada em 28 de abril de 2023.

Carlos Augusto Leone Piani Presidente Independente do Conselho de Administração
Sr. Piani é Diretor Presidente da Modular Data Centers Industria, Comércio e Serviços e o atual Presidente do Conselho de Administração da Equatorial Energia SA, membro do Conselho de Administração da Ambipar Participações e Empreendimentos SA e da Hapvida Participações e Investimentos SA.  Anteriormente, foi CEO da HPX Corp (2020-2023), chefe global da equipe de iniciativas estratégicas e fusões e aquisições da Kraft Heinz (2019), Presidente da Kraft Heinz Canada (2015-2018), Presidente da PDG Realty (2012-2015), sócio e co-responsável pela área de Private Equity da Vinci Partners (2010-2015), Presidente e Diretor Financeiro da Equatorial Energia e suas subsidiárias (2004-2010) e analista de Fusões e Aquisições e sócio da área de Investimentos Proprietários Ilíquidos do Banco Pactual (1998-2004). O Sr. Piani possui o título de CFA Charterholder pelo CFA Institute e graduou-se em Administração de Empresas pelo IBMEC-RJ e em Tecnologia de Processamento de Dados pela PUC-Rio, tendo cursado, ainda, OPM Program pela Harvard Business School.
Guilherme Mexias Aché Vice Presidente Independente do Conselho de Administração
Guilherme Mexias Aché, Vice-Presidente do Conselheiro –O Sr. Aché é economista e sócio fundador da Squadra Investimentos –Gestão de Recursos Ltda., atuando como CEO e co-CIOdesta empresa. Adicionalmente atua como Conselheiro do Grupo Imaginarium. O Sr. Aché foi chefe da área de análise de empresas do Banco Pactual entre 1993 e 1998, onde começou como analista em 1991. De 1998 a 2007, foi um dos sócios fundadores e diretor da JGP Gestão de Recursos, onde foi o Portfolio Manager responsável pelos investimentos em ações, tanto no Brasil como em outros mercados emergentes.
Luis Henrique de Moura Gonçalves Membro Independente do Conselho de Administração
Formado em administração de empresas pela PUC RJ, com especialização em finanças pelo IBMEC, Wharton School of Business, Harvard Business School e Columbi a Business School Especialização em governança corporativa pelo Harvard Business School Sócio fundador da Mar Asset Experiência profissional no Citibank N/A Banco Pactual JGP S/A e 3 G Capital em Nova Iorque.
Paulo Jerônimo Bandeira de Mello Pedrosa Membro Independente do Conselho de Administração
Engenheiro mecânico com 37 anos de experiência nas áreas de governo (executivo e legislativo), empresarial e acadêmica no campo da energia. É Presidente da Abrace – Energia, associação que representa os grandes consumidores. É Membro do Conselho da Equatorial Energia, do Conselho Consultivo da EPE, Empresa de pesquisa Energética, do E+Painel, do Fórum Nacional da Indústria da CNI e do Conselho da Equatorial Energia. Coordena o GT de energia do Coinfra – Fiesp. Presidiu a Abraceel – Associação Brasileira dos Comercializadores de energia. Participou dos Conselhos do Operador Nacional do Sistema (ONS), de Itaipu Binacional e das Distribuidoras Light e Cemar. Foi Diretor da Aneel, Secretario-Executivo do Ministério de Minas e Energia e Ministro de Estado Interino de Minas e Energia (MME).
Eduardo Parente Menezes Membro Independente do Conselho de Administração
Formado em engenharia de produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com mestrado em administração de empresas pela Universidade de Nova Iorque – NYU. É Presidente da Yduqs Participações S.A. desde 2018. Antes foi presidente da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP), da Prumo Logística S.A. (controladora do Porto do Açu) e da MRS Logística S.A. Além disso, foi diretor de projetos especiais da Vale S.A. e sócio da McKinsey & Company. Foi membro do Conselho de Administração da Bradespar, da CSP, da VLI, entre outras, e membro do Conselho Consultivo da Alcoa Latam.
Tania Sztamfater Chocolat Membro Independente do Conselho de Administração
Diretora  Sênior da área de Active Equities Investments para América Latina no Canada Pension Plan Investment Board desde Maio de 2017 e Head do Escritório de São Paulo desde Dezembro de 2021 Anteriormente, Tania foi responsável pela gestão de  nvestimentos ilíquidos na Raiz Investimentos, e Diretora responsável por investimentos em Private Equity no Brasil pela Capital Group Foi membro suplente do Conselho de Administração da STP (Sem Parar) Anteriormente, Tania ocupou diversas posições no  banco Itaú e Unibanco, entre 2004 e 2013 nas áreas de Investment Banking, Private Banking e Equity Research Foi Head da área de Solution Partners no Itau Private Bank, Diretora Executiva no Itaú BBA, Diretora, Head e Analista Sênior do setor de consumo e varejo da área de Equity Research do Unibanco, tendo também trabalhado na área de Investment Banking do Banco JP Morgan Tania é graduada em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.
Tiago de Almeida Noel Membro Independente do Conselho de Administração
O Sr Tiago Noel é responsável pelos investimentos no setor de energia elétrica nos fundos do Opportunity, onde ingressou em 2020 Foi sócio da gestora Athena Capital durante o  período de 2014 até 2020 tendo anteriormente trabalhado nas áreas de risco, equity research e gestão do Modal Asset Management e no planejamento estratégico da Enel Brasil Bacharel em Economia pela Universidade Federal Fluminense.

Diretoria Executiva da Equatorial Energia

Os diretores são os representantes legais da Equatorial Energia, responsáveis, principalmente, pela administração cotidiana da Companhia e pela implementação das políticas e diretrizes gerais estabelecidas pelo Conselho de Administração.

De acordo com a Lei das Sociedades por Ações, cada membro da Diretoria deve ser residente no País, podendo ser acionista ou não. Além disso, até, no máximo, um terço dos cargos do Conselho de Administração poderão ser preenchidos por membros da Diretoria.

O Estatuto Social da Equatorial Energia estabelece que a Diretoria será composta de, no mínimo, 2 Diretores, sendo um Diretor-Presidente e um Diretor Financeiro, e os demais membros eleitos para compor a Diretoria não terão designação específica, todos com mandato de 3 anos, permitida a reeleição.

Composição atual da Diretoria Executiva

Última alteração na composição em 08 de maio de 2023.

Augusto Miranda da Paz Junior Diretor Presidente
O Sr. Miranda é Diretor Presidente da Equatorial Energia desde 2015. Foi Diretor Presidente da CEMAR, do setor de energia e sociedade sob controle comum à Companhia, desde abril de 2010. Resumo das principais experiências profissionais nos últimos 5 anos: De 2007 a 2010, foi Diretor Vice-Presidente de Operações e, anteriormente, foi Diretor de Engenharia da CEMAR desde julho de 2004. O Sr. Miranda é experiente executivo com mais de 32 anos no setor elétrico, dos quais mais de 17 anos na Companhia. Antes de ingressar na CEMAR, o Sr. Miranda exerceu diversos cargos nas áreas de gestão da manutenção do sistema elétrico na COELBA, do setor de energia, sendo também representante da COELBA junto ao CCON. O Sr. Miranda é engenheiro eletricista formado pela Universidade Federal da Bahia, com especialização em Gestão de Manutenção promovida pela Eletrobrás em convênio com a PUC/RJ e a Escola Federal de Engenharia de Itajubá/MG e MBA em gestão de empresas de energia elétrica pela FGV/SP.
Leonardo da Silva Lucas Tavares de Lima Diretor Financeiro e de Relações com Investidores
O Sr. Leonardo foi eleito Diretor de Relações com Investidores da CELPA em novembro de 2012 e permaneceu no cargo até janeiro de 2014, quando se tornou Diretor Financeiro e Administrativo. O Sr. Leonardo foi também Diretor da CEMAR no período de abril de 2011 a outubro de 2012. Anteriormente foi controller da CEMAR (função que ocupou de 2007 até abril de 2011) e Coordenador de Planejamento e Gestão (de 2005 a 2007). Antes de ingressar na CEMAR, o Sr. Leonardo trabalhou na Telemar Norte Leste, do setor de telefonia, ABN Amro, do setor bancário, URB – Empresa de Urbanização do Recife, do setor de urbanização, e na Shell Brasil, do setor petrolífero. O Sr. Leonardo é executivo com mais de 21 anos de experiência, dos quais mais de 16 anos na Companhia. Graduado em Engenharia Civil pela Universidade de Pernambuco, com pós-graduação em Gestão da Produção e MBA em Gestão de Negócios de Energia Elétrica, pela FGV. Em agosto de 2016 foi eleito Diretor da CEMAR. É diretor de Relações com Investidores da Companhia desde 2019.
Bruno Cavalcanti Coelho Diretor
O Sr. Bruno Coelho destaca-se pela sólida experiência em Recursos Humanos construída a partir da atuação em diversas iniciativas e projetos nas áreas de Remuneração e Benefícios, Relações Sindicais, Orçamento e Planejamento de Pessoal, Folha de Pagamento, Carreira & Sucessão e Desenvolvimento de Liderança, ocupando posições estratégicas em empresas de grande porte com abrangência nacional e internacional, no ramo de Telecom, Indústria e Energia. Nos últimos anos desempenhou diversas funções na estrutura de Gestão de Pessoas no Grupo Neoenergia, onde atuou no período de 2006 a 2021, tendo ocupado a posição de Diretor de Recursos Humanos e S&S entre 2019 e 2021. Formado em Administração de Empresas pela Universidade Católica de Pernambuco – UNICAP, possui MBA Executivo Empresarial pela Fundação DomCabral – FDC e em Gestão Empresarial pelo CEDEPE.
Cristiano de Lima Logrado Diretor
O Sr. Logrado, Engenheiro Mecânico, 48 anos, atua no grupo Equatorial Energia desde Jan/2007 (15 anos), tendo ocupado as posições de Gerente de Assuntos Regulatórios da CEMAR (atual Equatorial Maranhão), Gerente Corporativo de Assuntos Regulatórios, e Superintendente de Regulação. As responsabilidades, enquanto superintendente, englobavam todas as distribuidoras do grupo, o segmento de transmissão e a nova linha de atuação em saneamento. Ao longo de 2006, foi assessor técnico da Abraceel (Associação Brasileira dos Agentes Comercializadores de Energia Elétrica). No período Jul/2002 a Jan/2005 trabalhou na Superintendência de Regulação da Comercialização da Eletricidade – SRC da ANEEL. A formação acadêmica teve início com a graduação em Eng. Mecânica, seguida do mestrado em Eng. Mecânica com foco em análise técnica e econômica de sistema de geração baseados em turbinas a gás e ciclos combinados. Posteriormente, houve uma complementação na forma de um curso de especialização na área financeira (MBA em Administração financeira e Mercado de Capitais – FGV Brasília), e mais recentemente novo MBA (IDP, Brasília, conclusão em Jul/2022), agora na área de Data Science.
Humberto Luis Queiroz Nogueira Diretor
Sr Nogueira, é administrador de empresas formado pela Universidade Salvador UNIFACS em 1988 Ainda, possui pós graduação ( em Gestão de Negócios TI pela Fundação Getúlio Vargas, FGV/RJ 2004 e pós graduação ( Gestão de Negócios de Energia Elétrica pela Fundação Getúlio Vargas, FGV/ ISAN (em andamento) Iniciou a sua carreira na TELEBAHIA/Telemar Norte Leste, na área de TI/Telecom de 1987 a 2005 Foi eleito Diretor de Gente, Gestão e Finanças da CEMAR em julho de 2016 e permaneceu no cargo até dezembro de 2017 quando se tornou e ocupa atualmente o cargo de Diretor do Centro de Serviços Compartilhados para todo o Grupo Equatorial Energia O Sr Humberto foi também Gerente Geral de Infraestrutura Corporativa na Equatorial Energia no período 03 2014 a 07 2016 Gerente de Suprimentos e Logística de 07 2011 a 03 2004 na CEMAR Gerente de TI e Telecom de 03 2011 a 07 2011 na CEMAR Gerente de Fornecedores e Segurança de 04 2009 a 03 2011 na CEMAR Gerente de Operações EFC /VALE na CTF Technologies do Brasil e Coordenador de Serviços Corporativos TI de 06 2005 a 03 2008 na CEMAR.
José Silva Sobral Neto Diretor
Sr Nogueira, é administrador de empresas formado pela Universidade Salvador UNIFACS em 1988 Ainda, possui pós graduação ( em Gestão de Negócios TI pela Fundação Getúlio Vargas, FGV/RJ 2004 e pós graduação ( Gestão de Negócios de Energia Elétrica pela Fundação Getúlio Vargas, FGV/ ISAN (em andamento) Iniciou a sua carreira na TELEBAHIA/Telemar Norte Leste, na área de TI/Telecom de 1987 a 2005 Foi eleito Diretor de Gente, Gestão e Finanças da CEMAR em julho de 2016 e permaneceu no cargo até dezembro de 2017 quando se tornou e ocupa atualmente o cargo de Diretor do Centro de Serviços Compartilhados para todo o Grupo Equatorial Energia O Sr Humberto foi também Gerente Geral de Infraestrutura Corporativa na Equatorial Energia no período 03 2014 a 07 2016 Gerente de Suprimentos e Logística de 07 2011 a 03 2004 na CEMAR Gerente de TI e Telecom de 03 2011 a 07 2011 na CEMAR Gerente de Fornecedores e Segurança de 04 2009 a 03 2011 na CEMAR Gerente de Operações EFC /VALE na CTF Technologies do Brasil e Coordenador de Serviços Corporativos TI de 06 2005 a 03 2008 na CEMAR.
Marcos Antônio Souza de Almeida Diretor
O Sr Marcos Antônio Souza de Almeida é executivo com mais de 42 anos de experiência no setor elétrico. Na sua trajetória professional exerceu diversos cargos de gestão na área comercial, administrativa, experiência do cliente e redução das perdas de energia elétrica Ingressou no grupo Equatorial desde 2008 como Diretor Comercial da Equatorial Maranhão, posteriormente foi Vice Presidente e Diretor Corporativo de Operações Comerciais De 2017 até 2022 foi Diretor Comercial e Diretor Presidente da Equatorial Pará A partir de outubro de 2022 passou a integrar a Diretoria da Equatorial Energia O Sr Marcos é Mestre em Regulação da Indústria de Energia pela Universidade Salvador Unifacs e Contador pela Universidade Estadual de Feira de Santana UEFS.
Tinn Freire Amado Diretor
Tinn Freire Amado, Diretor – O Sr. Freire Amado foi diretor de Assuntos Regulatórios e hoje atua como vice presidente dos segmentos de Geração e Transmissão.  Atuou como coordenador da equipe responsável pelo reajuste e revisão das tarifas de uso aos sistemas de distribuição de energia elétrica da Superintendência de Regulação de Serviços de Distribuição da Agencia Nacional de Energia Elétrica – ANEEL. Trabalhou também como especialista em regulação na CPFL Energia. É graduado em Engenharia Elétrica pela Escola Federal de Engenharia de Itajubá, com mestrado em Economia da Regulação e Defesa da Concorrência pela UNB. Não esteve sujeito aos efeitos de condenação criminal, condenação ou aplicação de pena em processo administrativo perante a CVM e condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que tivesse ocasionado a suspensão ou inabilitação para prática de qualquer atividade profissional ou comercial, estando, assim, devidamente habilitado para a prática de suas atividades profissionais. Não é considerado uma pessoa politicamente exposta.
José Ailton Rodrigues Diretor
O Sr. Rodrigues é engenheiro civil com Mestrado em Eficiência Energética e Sustentabilidade pela UFMS. Possui mais de 23 anos de experiência em saneamento básico, ênfase em água e esgoto. Com atuação na área técnica e executiva em concessão plena e administrativa de água e/ou esgoto nas 5 regiões do país. Nos últimos anos exerceu a direção executiva de concessionária de água e esgoto em município com 850 mil habitantes, com elevação do EBTIDA acima de 70% e redução de perda de água para abaixo de 25%. Experiência executiva em transferências de controle dos serviços de água e/ou esgoto, tanto de controle público para controle privado quanto entre controles privados. Responsável pela implantação no Brasil da 1ª unidade de tratamento de esgoto que utiliza o sistema de aeração estendida com ciclos intermitentes com elevada performance. Gerenciamento de programas de meio ambiente e de relacionamento com a comunidade em concessão de água e esgoto para 125 municípios.
Maurício Alvares da Silva Velloso Ferreira Diretor
O Sr. Ferreira é engenheiro eletricista formado pela Universidade de Brasília com especialização em Administração Financeira pela Fundação Getúlio Vargas – FGV e especialização em Telecomunicações pela Universidade de Brasília. Ainda, possui pós-graduação (MBA) em Gestão Empresarial pela Fundação Dom Cabral. Antes de ingressar no grupo, estava atuando na Oi S.A. como Diretor. De 2015 a março de 2017, trabalhou como diretor comercial na CEB Distribuição S.A e de março de 2017 a janeiro de 2019, como diretor geral. De 2012 a 2015, foi Diretor na Indra S.A. De 2010 a 2012, trabalhou na Contax S.A. De 2003 a 2010 trabalhou na Brasil Telecom S.A. De 2001 a 2002 trabalhou na Telemar S.A. De 1998 a 1999, trabalhou Telebrasília Celular S.A.. De 1994 a 1997, trabalhou Telecomunicações Brasileiras S.A. – TELEBRAS.

Conselho Fiscal da Equatorial Energia

O Conselho Fiscal da Equatorial Energia não é permanente. Seus principais poderes, deveres e funções são auditar e supervisionar as ações da administração e emitir opiniões sobre as demonstrações financeiras. De acordo com a Lei das Sociedades por Ações, o Conselho Fiscal é um órgão independente da administração e da auditoria externa das companhias. Suas principais atribuições são fiscalizar os atos dos administradores e examinar e opinar sobre as demonstrações financeiras do exercício social.

O Conselho Fiscal é instalado apenas nos exercícios em que for solicitado pelos acionistas de acordo com o disposto na Lei das Sociedades por Ações. Caso instalado, o Conselho Fiscal será integrado por 3 a 5 membros efetivos de igual número e suplentes, eleitos pela Assembleia Geral. Neste caso, os seus membros e suplentes, acionistas ou não, são eleitos pela Assembleia Geral que delibera sua instalação e fixa os honorários, respeitados os limites legais. Quando de seu funcionamento, o Conselho Fiscal tem as atribuições e os poderes conferidos por lei. O período de funcionamento do Conselho Fiscal termina na primeira Assembleia Geral Ordinária realizada após sua instalação.

Composição atual do Conselho Fiscal

 

Claudia Luciana Ceccatto de Trotta Conselheira Fiscal Suplente
Claudia Trotta é formada em Direito pela Faculdade de Direito de Curitiba e especializada em Direito Societário pela Universidade Federal do Paraná. Atualmente, é sócia de Trotta, Ceccatto Advogados Associados, sociedade de advogados com atuação especializada nas áreas de Direito Societário, Empresarial, Investimentos Estrangeiros, Contratos Empresariais, Direito Administrativo e Concorrencial, Direito Ambiental, Direito Civil e Imobiliário, desde 2013. Também foi sócia, entre 1995 e 2013, do Escritório Augusto Prolik – Advogados Associados, atuando como advogada nas áreas de Direito Empresarial, Direito Societário, Contratos e Investimentos Estrangeiros. A Sra. Trotta também é membro da Comissão de Sociedades de Advogados da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção do Paraná, desde julho de 2013, e foi instrutora da Comissão de Seleção da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção do Paraná, de janeiro de 2005 a janeiro de 2007, responsável pela relatoria dos processos de arquivamento de constituição, alteração e demais atos societários das sociedades de advogados.
Maria Salete Garcia Pinheiro Conselheira Fiscal Efetiva
Maria Salete é certificada pelo IBGC para atuar em Conselhos de Administração e Conselhos Fiscais. Graduada em Ciências Contábeis com MBA em Finanças pelo IBMEC (2001), possui Programa de Formação em Negócios pela Universidade de Ontário, Canadá. Atualmente atua como (a)membro efetivo do Conselho Fiscal da Equatorial Energia S.A., da Equatorial Pará Distribuidora de Energia S.A. e, desde 2023, da Companhia Estadual de Distribuição de Energia Elétrica (CEEE-D), também do Grupo Equatorial. ; (b) Coordenadora do Comitê de Auditoria da HDI Seguros S.A. e da Icatu Seguros S.A. desde 2020; (c) Membro do Comitê de Auditoria do BNDES desde 2020 e (d) Membro do Comitê de Auditoria da Origem Energia desde 2023. Atividades anteriores: (a) Membro do Conselho de Administração e Coordenadora do Comitê de Auditoria da HPX Corp entre 2020 e 2023, (b) Integrou o Conselho Fiscal da BR Distribuidora, atual Vibra Energia S.A. entre 2019 e 2021, (c) Integrou o Conselho Fiscal da Jereissati Participações S.A. entre 2020 e 2022. (d) Coordenadora do Comitê de Auditoria do Banco Modal S. A. Entre 2021 e 2023. De 1979 a 2018 atuou como auditora independente da Pricewaterhousecoopers Brasil LTDA (PWC), considerada uma Big4- entre as quatro maiores empresas de auditoria do mundo, sendo destes 23 anos como sócia de auditoria.
Paulo Roberto Franceschi Conselheiro Fiscal Suplente
Paulo Roberto é sócio da Audicontrol Auditoria e Controle, escritório de auditoria independente e consultoria nas áreas contábil e fiscal, desde 1995. Como sócio sênior, tem como responsabilidade a condução estratégia do negócio, responsabilidade técnica dos trabalhos em conjunto com os demais sócios. Trabalhou em auditoria internacional por 18 anos antes de estabelecer a sociedade Audicontrol. É membro titular do Conselho Fiscal da Companhia e das seguintes companhias: Triunfo Participações Investimentos S.A., Centro de Imagem Diagnósticos S.A. e Companhia de Saneamento do Paraná – Sanepar. É membro efetivo das seguintes companhias do Grupo Equatorial: Equatorial Pará S.A., Equatorial Maranhão S.A. e Companhia Estadual de Distribuição de Energia Elétrica (CEEE-D). É também membro suplente do Conselho Fiscal das seguintes companhias: Weg S.A., Odontoprev S.A., Valid S.A e Equatorial Energia S.A.. O Sr. Paulo Roberto cursou Ciências Econômicas pela FAE Business School e Ciências Contábeis pela Fundação de Estudos Sociais do Paraná.
Ricardo Bertucci Conselheiro Fiscal Suplente
Ricardo Bertucci, Conselheiro Fiscal Suplente – O Sr. Bertucci é graduado em Ciências Contábeis pela UFPR – Universidade Federal do Paraná e pós-graduado em Controladoria pela FAE Business School. É sócio da Audicontrol – Auditoria e Controle desde 2011, sendo sócio sênior responsável pela condução da estratégia do negócio, responsabilidade técnica dos trabalhos em conjunto com os demais sócios.
Saulo de Tarso Alves de Lara Conselheiro Fiscal Efetivo
Saulo de Tarso Alves de Lara é graduado em Administração de Empresas (1979) pela Fundação Getulio Vargas. Fez cursos de extensão no IMD – International Management Development (1984) onde obteve sua pós graduação na área de Control and Finance. O Sr Lara iniciou sua carreira na Arthur Andersen permanecendo como auditor externo por dez anos. No período de 1987 até 1996 atuou no segmento da construção civil, em indústria cimenteira, responsável pela área de controle e controle corporativo das operações do Brasil e América do Sul. Em 1996, foi indicado para ser o CFO de empresa Americana, do ramo de embalagens. Em 1998, foi contratado como diretor de Planejamento e Controle da Cyrela Brazil Realty, do setor imobiliário, permanecendo na companhia até 2010, quando assumiu o cargo de Diretor de Controladoria na PDG Realty, do setor imobiliário. Desde 2013, é CFO da Greenwood Resource Brasil. Saulo é membro do Conselho Fiscal da CELPA desde abril de 2016. Não esteve sujeito aos efeitos de condenação criminal, condenação ou aplicação de pena em processo administrativo perante a CVM e condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que tivesse ocasionado a suspensão ou inabilitação para prática de qualquer atividade profissional ou comercial, estando, assim, devidamente habilitado para a prática de suas atividades profissionais. Não é considerado uma pessoa politicamente exposta, conforme definido na regulamentação aplicável.
Vanderlei Dominguez da Rosa Conselheiro Fiscal Efetivo
O Sr. Dominguez é formado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e em cursos de extensão em Mercado de Capitais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Contabilidade de Custos pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. É sócio executivo da empresa HB Audit – Auditores Independentes S.S. e sua principal função é a de executar, revisar e supervisionar os trabalhos de auditoria independente e é o responsável técnico perante a CVM. Atua como membro efetivo do Conselho Fiscal das empresas: Odontoprev S.A., de planos odontológicos, Sanepar, de saneamento, Tecnisa S.A., do ramo imobiliários, Weg S.A., de equipamentos; e como membro suplente do conselho fiscal das empresas Marcopolo S.A., Padtec S.A., IdeiasNet S.A., Officer Distribuidora S.A.; Nos últimos 5 anos, atuou como membro do Conselho Fiscal das empresas de segmentos diversos, como Triunfo Participações e Investimentos S.A. e CEMAR (controlada da Companhia), OSX Brasil S.A., Tegma Gestão e Logística S.A., de logística, Multiplus S.A., de fidelização, MPX Energia S.A., de energia, Tupy S.A., uma metalúrgica, Marisol S.A., uma têxtil. O Sr. Vanderlei é membro do Conselho Fiscal da CELPA desde abril de 2015. Não esteve sujeito aos efeitos de condenação criminal, condenação ou aplicação de pena em processo administrativo perante a CVM e condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que tivesse ocasionado a suspensão ou inabilitação para prática de qualquer atividade profissional ou comercial, estando, assim, devidamente habilitado para a prática de suas atividades profissionais. Não é considerado uma pessoa politicamente exposta, conforme definido na regulamentação aplicável.

Comitês

Comitê de Auditoria Estatutário

O Comitê de Auditoria Estatuário é composto por 3 (três) membros efetivos eleitos pelo Conselho de Administração da Companhia e possui como escopo: auxiliar o Conselho de Administração na definição dos padrões de qualidade dos relatórios financeiros e dos controles internos e, também, avaliar os riscos envolvidos nos princípios contábeis e sua adequação, propondo alterações caso necessário. Também é responsável por monitorar os problemas identificados. Analisar e aprovar a estratégia de gestão de risco de todas as Companhias controladas direta ou indiretamente pela Equatorial Energia S.A. (“Grupo Equatorial”); Aconselhar o Conselho de Administração sobre exposições ao risco e analisar o nível de risco dentro do Grupo Equatorial; Avaliar a eficácia dos sistemas de gerenciamento de risco do Grupo Equatorial e os relatórios para o Conselho de Administração da Companhia; Identificar riscos decorrentes das estratégias alternativas sob decisão do Conselho de Administração.

 

Carlos Augusto Leone Piani Coordenador do Comitê de Auditoria Estatuário
Sr. Piani é Presidente da Modular Data Centers Industria, Comércio e Serviços e conselheiro da Equatorial Energia SA, Ambipar Participações e Empreendimentos SA e Hapvida Participações e Investimentos SA.  Anteriormente, foi CEO da HPX Corp (2020-2023), chefe global da equipe de iniciativas estratégicas e fusões e aquisições da Kraft Heinz (2019), Presidente da Kraft Heinz Canada (2015-2018), Presidente da PDG Realty (2012-2015), sócio e co-responsável pela área de Private Equity da Vinci Partners (2010-2015), Presidente e Diretor Financeiro da Equatorial Energia e suas subsidiárias (2004-2010) e analista de Fusões e Aquisições e sócio da área de Investimentos Proprietários Ilíquidos do Banco Pactual (1998-2004). O Sr. Piani possui o título de CFA Charterholder pelo CFA Institute e graduou-se em Administração de Empresas pelo IBMEC-RJ e em Tecnologia de Processamento de Dados pela PUC-Rio, tendo cursado, ainda, OPM Program pela Harvard Business School.
João Alberto da Silva Neto Membro Comitê de Auditoria Estatuário
Sócio Fundador da Minerva Consultoria. Com ampla experiência no segmento de auditoria, tendo atuado na KPMG no perío de 1988 até 2019, possui experiência em diversas áreas
de negócio, tendo sido responsável pela auditoria de diversas empresas do setor Elétrico, Real Estate, Varejo e Mercado de Consumo. Em 2019 passou a atuar como membro do Comitê de Auditoria, Riscos e Compliance do Grupo Hapvida e desde 2020 atua como membro do Comitê de Auditoria, Riscos e Compliance da Triple Play Brasil Participações. É pós-graduado em Contabilidade Gerencial e formado em Contabilidade, ambos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e possui especialização pela Fundação Dom Cabral. É certificado como Conselheiro pelo IBGC, membro do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil ±IBRACON, e do Instituto Brasileiro de Executivos Financeiros ±IBEF.
Tiago de Almeida Noel Membro Comitê de Auditoria Estatuário
O Sr Tiago Noel é responsável pelos investimentos no setor de energia elétrica nos fundos do Opportunity, onde ingressou em 2020 Foi sócio da gestora Athena Capital durante o  período de 2014 até 2020 tendo anteriormente trabalhado nas áreas de risco, equity research e gestão do Modal Asset Management e no planejamento estratégico da Enel Brasil Bacharel em Economia pela Universidade Federal Fluminense.

 

Comitê de Estratégia e Novos Negócios

O Comitê de Estratégia e Novos Negócios é composto por no máximo 5 (cinco) membros efetivos eleitos pelo Conselho de Administração da Companhia e tem por objetivo avaliar, a pedido do Conselho de Administração, o desenvolvimento de estudos para potenciais participações em novos negócios, identificando possíveis riscos, oportunidades e abordagens a serem seguidas na negociação.

 

Tiago de Almeida Noel Coordenador do Comitê de Estratégia e Novos Negócios
O Sr Tiago Noel é responsável pelos investimentos no setor de energia elétrica nos fundos do Opportunity, onde ingressou em 2020 Foi sócio da gestora Athena Capital durante o  período de 2014 até 2020 tendo anteriormente trabalhado nas áreas de risco, equity research e gestão do Modal Asset Management e no planejamento estratégico da Enel Brasil Bacharel em Economia pela Universidade Federal Fluminense.
Luís Henrique de Moura Gonçalves Membro Independente do Comitê de Estratégia e Novos Negócios
Formado em administração de empresas pela PUC RJ, com especialização em finanças pelo IBMEC, Wharton School of Business, Harvard Business School e Columbi a Business School Especialização em governança corporativa pelo Harvard Business School Sócio fundador da Mar Asset Experiência profissional no Citibank N/A Banco Pactual JGP S/A e 3 G Capital em Nova Iorque.
Felipe Dutra Cançado Membro Independente do Comitê de Estratégia e Novos Negócios
Membro do Conselho de Administração da Echoenergia. – Conselheiro desde abril de 2022, Felipe Dutra é graduado em engenharia de produção pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e é sócio fundador da Squadra Investimentos Gestão de Recursos Ltda., empresa de gestão independente, responsável pela gestão de fundos de investimentos em ações, constituída em 2007. Responsável pela cobertura do setor elétrico desde 2005. Foi membro do Conselho de Administração da CESP (2019-2022).
Carlos Augusto Leone Piani Membro Independente do Comitê de Estratégia e Novos Negócios
Sr. Piani é Presidente da Modular Data Centers Industria, Comércio e Serviços e conselheiro da Equatorial Energia SA, Ambipar Participações e Empreendimentos SA e Hapvida Participações e Investimentos SA.  Anteriormente, foi CEO da HPX Corp (2020-2023), chefe global da equipe de iniciativas estratégicas e fusões e aquisições da Kraft Heinz (2019), Presidente da Kraft Heinz Canada (2015-2018), Presidente da PDG Realty (2012-2015), sócio e co-responsável pela área de Private Equity da Vinci Partners (2010-2015), Presidente e Diretor Financeiro da Equatorial Energia e suas subsidiárias (2004-2010) e analista de Fusões e Aquisições e sócio da área de Investimentos Proprietários Ilíquidos do Banco Pactual (1998-2004). O Sr. Piani possui o título de CFA Charterholder pelo CFA Institute e graduou-se em Administração de Empresas pelo IBMEC-RJ e em Tecnologia de Processamento de Dados pela PUC-Rio, tendo cursado, ainda, OPM Program pela Harvard Business School.

 

Comitê de Pessoas, Governança e Sustentabilidade

O Comitê de Pessoas, Governança e Sustentabilidade é composto por no máximo 3 (três) membros efetivos eleitos pelo Conselho de Administração da Companhia e possui como competência: Definição e implementação dos princípios e políticas de remuneração, incluindo temas relacionados à remuneração fixa, variável e incentivos de longo prazo; avaliação do Presidente, revisão da avaliação dos seus subordinados diretos e indicação anual de talentos do Grupo Equatorial; indicação e recrutamento de novos membros do Conselho; coordenação do processo de avaliação do Conselho e seus Comitês e das práticas de governança corporativa do Grupo Equatorial; e revisão e discussão das iniciativas de sustentabilidade ambiental e social da Grupo Equatorial.

 

Carlos Augusto Leone Piani Coordenador do Comitê de Pessoas, Governança e Sustentabilidade
Sr. Piani é Presidente da Modular Data Centers Industria, Comércio e Serviços e conselheiro da Equatorial Energia SA, Ambipar Participações e Empreendimentos SA e Hapvida Participações e Investimentos SA.  Anteriormente, foi CEO da HPX Corp (2020-2023), chefe global da equipe de iniciativas estratégicas e fusões e aquisições da Kraft Heinz (2019), Presidente da Kraft Heinz Canada (2015-2018), Presidente da PDG Realty (2012-2015), sócio e co-responsável pela área de Private Equity da Vinci Partners (2010-2015), Presidente e Diretor Financeiro da Equatorial Energia e suas subsidiárias (2004-2010) e analista de Fusões e Aquisições e sócio da área de Investimentos Proprietários Ilíquidos do Banco Pactual (1998-2004). O Sr. Piani possui o título de CFA Charterholder pelo CFA Institute e graduou-se em Administração de Empresas pelo IBMEC-RJ e em Tecnologia de Processamento de Dados pela PUC-Rio, tendo cursado, ainda, OPM Program pela Harvard Business School.
Guilherme Mexias Aché Membro Independente do Comitê de Pessoas, Governança e Sustentabilidade
Guilherme Mexias Aché, Vice-Presidente do Conselheiro –O Sr. Aché é economista e sócio fundador da Squadra Investimentos –Gestão de Recursos Ltda., atuando como CEO e co-CIOdesta empresa. Adicionalmente atua como Conselheiro do Grupo Imaginarium. O Sr. Aché foi chefe da área de análise de empresas do Banco Pactual entre 1993 e 1998, onde começou como analista em 1991. De 1998 a 2007, foi um dos sócios fundadores e diretor da JGP Gestão de Recursos, onde foi o Portfolio Manager responsável pelos investimentos em ações, tanto no Brasil como em outros mercados emergentes.
Tania Sztamfater Chocolat Membro Independente do Comitê de Pessoas, Governança e Sustentabilidade
Diretora  Sênior da área de Active Equities Investments para América Latina no Canada Pension Plan Investment Board desde Maio de 2017 e Head do Escritório de São Paulo desde Dezembro de 2021 Anteriormente, Tania foi responsável pela gestão de  nvestimentos ilíquidos na Raiz Investimentos, e Diretora responsável por investimentos em Private Equity no Brasil pela Capital Group Foi membro suplente do Conselho de Administração da STP (Sem Parar) Anteriormente, Tania ocupou diversas posições no  banco Itaú e Unibanco, entre 2004 e 2013 nas áreas de Investment Banking, Private Banking e Equity Research Foi Head da área de Solution Partners no Itau Private Bank, Diretora Executiva no Itaú BBA, Diretora, Head e Analista Sênior do setor de consumo e varejo da área de Equity Research do Unibanco, tendo também trabalhado na área de Investment Banking do Banco JP Morgan Tania é graduada em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.

 

Comitê de Regulação e Inovação

O Comitê de Regulação e Inovação é composto por no máximo 5 (cinco) membros efetivos eleitos pelo Conselho de Administração da Companhia e tem por objetivo acompanhar a evolução da regulação nos setores de atuação da Companhia, avaliar e recomendar políticas e/ou diretrizes de acordo com a regulação vigente, acompanhar temas e processos regulatórios, principalmente aqueles relativos a reajustes e revisões tarifárias e renovações de concessão, e avaliar e acompanhar iniciativas de inovação da Companhia à luz da regulação vigente e mudanças futuras..

 

Paulo Jerônimo Bandeira de Mello Pedrosa Coordenador do Comitê de Regulação e Inovação
Engenheiro mecânico com 37 anos de experiência nas áreas de governo (executivo e legislativo), empresarial e acadêmica no campo da energia. É Presidente da Abrace – Energia, associação que representa os grandes consumidores. É Membro do Conselho da Equatorial Energia, do Conselho Consultivo da EPE, Empresa de pesquisa Energética, do E+Painel, do Fórum Nacional da Indústria da CNI e do Conselho da Equatorial Energia. Coordena o GT de energia do Coinfra – Fiesp. Presidiu a Abraceel – Associação Brasileira dos Comercializadores de energia. Participou dos Conselhos do Operador Nacional do Sistema (ONS), de Itaipu Binacional e das Distribuidoras Light e Cemar. Foi Diretor da Aneel, Secretario-Executivo do Ministério de Minas e Energia e Ministro de Estado Interino de Minas e Energia (MME).
Carlos Augusto Leone Piani Membro Independente do Comitê de Regulação e Inovação
Sr. Piani é Presidente da Modular Data Centers Industria, Comércio e Serviços e conselheiro da Equatorial Energia SA, Ambipar Participações e Empreendimentos SA e Hapvida Participações e Investimentos SA.  Anteriormente, foi CEO da HPX Corp (2020-2023), chefe global da equipe de iniciativas estratégicas e fusões e aquisições da Kraft Heinz (2019), Presidente da Kraft Heinz Canada (2015-2018), Presidente da PDG Realty (2012-2015), sócio e co-responsável pela área de Private Equity da Vinci Partners (2010-2015), Presidente e Diretor Financeiro da Equatorial Energia e suas subsidiárias (2004-2010) e analista de Fusões e Aquisições e sócio da área de Investimentos Proprietários Ilíquidos do Banco Pactual (1998-2004). O Sr. Piani possui o título de CFA Charterholder pelo CFA Institute e graduou-se em Administração de Empresas pelo IBMEC-RJ e em Tecnologia de Processamento de Dados pela PUC-Rio, tendo cursado, ainda, OPM Program pela Harvard Business School.
Tiago de Almeida Noel Membro Independente do Comitê de Regulação e Inovação
O Sr Tiago Noel é responsável pelos investimentos no setor de energia elétrica nos fundos do Opportunity, onde ingressou em 2020 Foi sócio da gestora Athena Capital durante o  período de 2014 até 2020 tendo anteriormente trabalhado nas áreas de risco, equity research e gestão do Modal Asset Management e no planejamento estratégico da Enel Brasil Bacharel em Economia pela Universidade Federal Fluminense.

 

 

Comitê Operacional

O Comitê Operacional é composto por no máximo 5 (cinco) membros efetivos eleitos pelo Conselho de Administração da Companhia e tem por objetivo avaliar, a pedido do Conselho de Administração, rever o plano de negócios e orçamento anual consolidado da Companhia e de suas controladas,  avaliar periodicamente a evolução operacional consolidada da Companhia e de suas controladas, rever, acompanhar e propor ações relativas à melhora da qualidade e aumento da eficiência operacional da Companhia e suas controladas.

Felipe Dutra Cançado Coordenador do Comitê Operacional
Membro do Conselho de Administração da Echoenergia. – Conselheiro desde abril de 2022, Felipe Dutra é graduado em engenharia de produção pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e é sócio fundador da Squadra Investimentos Gestão de Recursos Ltda., empresa de gestão independente, responsável pela gestão de fundos de investimentos em ações, constituída em 2007. Responsável pela cobertura do setor elétrico desde 2005. Foi membro do Conselho de Administração da CESP (2019-2022).
Eduardo Parente Menezes Membro Independente do Comitê Operacional
Formado em engenharia de produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com mestrado em administração de empresas pela Universidade de Nova Iorque – NYU. É Presidente da Yduqs Participações S.A. desde 2018. Antes foi presidente da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP), da Prumo Logística S.A. (controladora do Porto do Açu) e da MRS Logística S.A. Além disso, foi diretor de projetos especiais da Vale S.A. e sócio da McKinsey & Company. Foi membro do Conselho de Administração da Bradespar, da CSP, da VLI, entre outras, e membro do Conselho Consultivo da Alcoa Latam.
Carlos Augusto Leone Piani Membro Independente do Comitê Operacional
Sr. Piani é Presidente da Modular Data Centers Industria, Comércio e Serviços e conselheiro da Equatorial Energia SA, Ambipar Participações e Empreendimentos SA e Hapvida Participações e Investimentos SA.  Anteriormente, foi CEO da HPX Corp (2020-2023), chefe global da equipe de iniciativas estratégicas e fusões e aquisições da Kraft Heinz (2019), Presidente da Kraft Heinz Canada (2015-2018), Presidente da PDG Realty (2012-2015), sócio e co-responsável pela área de Private Equity da Vinci Partners (2010-2015), Presidente e Diretor Financeiro da Equatorial Energia e suas subsidiárias (2004-2010) e analista de Fusões e Aquisições e sócio da área de Investimentos Proprietários Ilíquidos do Banco Pactual (1998-2004). O Sr. Piani possui o título de CFA Charterholder pelo CFA Institute e graduou-se em Administração de Empresas pelo IBMEC-RJ e em Tecnologia de Processamento de Dados pela PUC-Rio, tendo cursado, ainda, OPM Program pela Harvard Business School.
Tiago de Almeida Noel Membro Independente do Comitê Operacional
O Sr Tiago Noel é responsável pelos investimentos no setor de energia elétrica nos fundos do Opportunity, onde ingressou em 2020 Foi sócio da gestora Athena Capital durante o  período de 2014 até 2020 tendo anteriormente trabalhado nas áreas de risco, equity research e gestão do Modal Asset Management e no planejamento estratégico da Enel Brasil Bacharel em Economia pela Universidade Federal Fluminense.
Última atualização em 17 de maio de 2024