As ações da Equatorial Energia estão registradas para negociação na B3 sob o código “EQTL3”, admitidas à negociação no Novo Mercado, segmento de práticas diferenciadas de governança corporativa.
Para comprar ou vender ações de Emissão da Equatorial Energia é necessário contatar uma corretora de valores que fará a intermediação da negociação junto à Bolsa de Valores através de um formulário de registro preenchido e aprovado pela corretora.
– As ações podem ser registradas:
Na corretora de valores mobiliários onde a ações foram compradas, e que tem a responsabilidade pelo pagamento de eventuais dividendos/juros sobre capital próprio; detém as informações necessárias para a restituição de imposto de renda e sobre os acontecimentos relacionados, ou
Através do sistema de ações do Banco Itaú, responsável pelo encaminhamento de informações sem custo adicional. Neste caso, o acionista terá a vantagem de receber os dividendos automaticamente na sua conta-corrente no banco e agência de sua escolha. Antes de contatar uma corretora, sugerimos analisar essa questão junto ao site da B3 – www.b3.com.br.
A Corretora, ou outros intermediários financeiros providenciará a montagem do processo de compra/venda, pois dispõem de profissionais voltados à análise de mercado, de setores e de companhias, e com eles você poderá se informar sobre o momento certo de comprar e vender ações para obter melhores resultados. A lista das corretoras que integram a Bolsa de Valores de São Paulo (B3) pode ser conferida no site www.b3.com.br.
O Novo Mercado é um segmento de listagem destinado à negociação de ações emitidas por companhias que se comprometam, voluntariamente, com a adoção de práticas de governança corporativa adicionais em relação ao que é exigido pela legislação brasileira.
A valorização e a liquidez das ações são influenciadas positivamente pelo grau de segurança oferecido pelos direitos concedidos aos acionistas e pela qualidade das informações prestadas pelas companhias. Essa é a premissa básica do Novo Mercado.
A entrada de uma companhia no Novo Mercado ocorre por meio da assinatura de um contrato e implica a adesão a um conjunto de regras societárias, genericamente chamadas de “boas práticas de governança corporativa”, mais exigentes do que as presentes na legislação brasileira. Essas regras, consolidadas no Regulamento de Listagem do Novo Mercado, ampliam os direitos dos acionistas, melhoram a qualidade das informações usualmente prestadas pelas companhias, bem como a dispersão acionária e, ao determinar a resolução dos conflitos societários por meio de uma Câmara de Arbitragem, oferecem aos investidores a segurança de uma alternativa mais ágil e especializada
Como participante do Novo Mercado, a Equatorial Energia tem como obrigações:
- O capital deve ser composto exclusivamente por ações ordinárias com direito a voto;
- No caso de alienação do controle, todos os acionistas têm direito a vender suas ações pelo mesmo preço (tag along de 100%) atribuído às ações detidas pelo controlador;
- Instalação de área de Auditoria Interna, função de Compliance e Comitê de Auditoria (estatutário ou não estatutário);
- Em caso de saída da empresa do Novo Mercado, realização de oferta pública de aquisição de ações (OPA) por valor justo, sendo que, no mínimo, 1/3 dos titulares das ações em circulação devem aceitar a OPA ou concordar com a saída do segmento;
- O conselho de administração deve contemplar, no mínimo, 2 ou 20% de conselheiros independentes, o que for maior, com mandato unificado de, no máximo, dois anos;
- A empresa se compromete a manter, no mínimo, 25% das ações em circulação (free float), ou 15%, em caso de ADTV (average daily trading volume) superior a R$ 25 milhões;
- Estruturação e divulgação de processo de avaliação do conselho de administração, de seus comitês e da diretoria;
- Elaboração e divulgação de políticas de (i) remuneração; (ii) indicação de membros do conselho de administração, seus comitês de assessoramento e diretoria estatutária; (iii) gerenciamento de riscos; (iv) transação com partes relacionadas; e (v) negociação de valores mobiliários, com conteúdo mínimo (exceto para a política de remuneração);
- Divulgação simultânea, em inglês e português, de fatos relevantes, informações sobre proventos e press releases de resultados;
- Divulgação mensal das negociações com valores mobiliários de emissão da empresa pelos e acionistas controladores.
Todos os fatos relevantes, anúncios de resultado e demais comunicados ao mercado da Equatorial Energia são divulgados de maneira simultânea na CVM/B3 e na área de relações com investidores do website da Companhia (http://www.equatorialenergia.com.br), além de posteriormente encaminhados por correio eletrônico às pessoas que se cadastram para receber tais informações.
As demonstrações financeiras completas são publicadas anualmente nos jornais Folha de São Paulo, O Estado do Maranhão e Diário Oficial do Estado do Maranhão. Demonstrações financeiras trimestrais, press releases, apresentações, fatos relevantes e avisos aos acionistas estão disponíveis na área de relações com investidores do website da Equatorial Energia (http://www.equatorialenergia.com.br). Outras informações sobre a Companhia também podem ser obtidas nos sites da B3 (www.bmfbovespa.com.br) e Comissão de Valores Mobiliários (www.cvm.gov.br).
Antes de procurar uma Corretora de Valores, sugere-se que você estude o assunto no site da B3. Depois disso, o próximo passo é você procurar uma Corretora de Valores. As Corretoras e outros intermediários financeiros dispõem de profissionais voltados à análise de mercado, de setores e de companhias, e com eles você poderá se informar sobre o momento certo de comprar e vender determinadas ações para obter melhores resultados.
Você também pode negociar ações via Internet. Para tanto, é necessário que você seja cliente de uma Corretora da B3 que disponha do sistema Home Broker, o qual permite a negociação de ações via Internet.
Desde 2012, a Equatorial Energia não possui acionista(s) controlador(es), pois não há acionista detentor de mais de 50% de seu capital votante, nem sequer há Acordo de Acionistas. A gestão da Companhia é feita pelo seu Conselho de Administração, cujos membros são, 100% independentes, e são eleitos pela Assembleia de Acionistas a cada 2 anos.
Os dividendos e/ou juros sobre o capital próprio são pagos pelo Banco Itaú, mediante depósito em conta corrente dos acionistas ou por ordem de pagamento remetida por via postal pelo Banco Itaú para os endereços comunicados pelos acionistas. Na falta ou incorreções dos dados cadastrais os valores correspondentes ficam à disposição dos acionistas pelo prazo de 3 (três anos), a partir da data de início dos seus pagamentos. Ao final desse prazo, os valores prescrevem.
Leonardo Lucas
CFO
Tatiana Vasques
Diretora de Estratégia Financeira e de Relações com Investidores
Deborah Coutinho
Superintendente de Relações com Investidores
Kassia Orsi e Ellen Aguiar
Gerente de Relações com Investidores
Equatorial Energia S.A.
Setor Comercial Sul Q. 9, Torre A, Edifício Parque Cidade Corporate, Bloco A – 12º andar. Asa Sul
CEP 70308-200 | Brasília-DF
Telefone: +0 XX (61) 3426 1000