• EQTL3 - -
  • IBOV - -
  • IEEX - -
  • ITAG - -

Visão Geral

Quando o assunto é Agenda ESG, isto é, meio ambiente, sociedade e governança, não há dúvidas de que desde 2021 um marco na história da Equatorial foi alcançado. Neste período, a Companhia tornou o tema prioridade na sua gestão e iniciou uma série de processos que consolidam cada vez mais o compromisso do Grupo com práticas mais responsáveis.

Adotamos as melhores práticas de Governança Corporativa, estabelecendo padrões robustos de transparência, equidade, respeito e ética. Os rígidos princípios éticos asseguram o alinhamento de interesse entre a Companhia e seus investidores.

Somos uma full corporation, sem acionista controlador definido e estamos listadas no segmento Novo Mercado, mais alto padrão de Governança Corporativa da B3 S.A. – Brasil, Bolsa, Balcão. Possuímos um Conselho de Administração independente e diversificado, sendo 100% dos membros independentes.

 

A Companhia é signatária do Pacto Global das Nações Unidas, a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo. Baseado em dez princípios fundamentais, o Pacto estimula o respeito aos direitos humanos, ao meio ambiente, além do combate à corrupção em todos os processos do negócio.

Fortalecemos o nosso compromisso com a Agenda 2030 e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, especialmente em relação aos objetivos 4, 7 e 13, referentes à educação, acesso universal à energia elétrica e à ação contra as mudanças climáticas. Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade. Estes são os objetivos para os quais as Nações Unidas estão contribuindo a fim de que possamos atingir a Agenda 2030 no Brasil.

 

Conciliando o crescimento de seus negócios com princípios de sustentabilidade e proteção ambiental, a Equatorial deu novos passos no sentido de avançar com a agenda climática. A Companhia divulga todos os anos seu inventário de gases de efeito estufa, segundo as normas do “GHG Protocol”, contemplando tanto as emissões diretas (escopo 1), resultado das operações da empresa, quanto das indiretas (escopos 2 e 3), relativas à sua cadeia de valor.

Já no plano de investimentos, a orientação para a transição energética também se concretizou com a expansão do negócio para as fontes complementares de energia. Em junho de 2021, a Equatorial ampliou seu portfólio com a aquisição da Enova, empresa de geração solar distribuída com forte presença no Maranhão. Além disso, também avançou no segmento de geração eólica ao adquirir a Echoenergia Participações por R$ 7 bilhões, um dos maiores players de geração renovável do país. O Grupo possui doze parques eólicos em operação nos estados da Bahia, Rio Grande do Norte, Ceará, Pernambuco e Piauí com capacidade instalada de 1.200 MW e um pipeline de 3,5 GW. Vale ressaltar, ainda, a construção dos parques solares de Ribeiro Gonçalves e Barreiras 1, que juntos alcançarão 574 MW de capacidade instalada.

 

As políticas corporativas complementam a governança da Companhia, assegurando que suas práticas estejam alinhadas aos objetivos estratégicos. Nos últimos três anos, o Grupo Equatorial aprovou não somente sua Política de Sustentabilidade, como também a Política Ambiental, a de Gestão de Recursos Hídricos, a de Diversidade e Inclusão e outras políticas que reforçam o compromisso da Companhia com práticas cada vez mais alinhadas aos mais altos padrões de governança corporativa.

Para acessar a página de políticas, por favor clique aqui

Em outra frente importante para a agenda da sustentabilidade, a Companhia também tem promovido a eficiência energética entre os consumidores.

O Programa E+ reciclagem, o Programa de Eficiência Energética da Equatorial e tem como objetivo realizar a troca de materiais recicláveis por desconto na fatura de energia. Além de promover ações voltadas para difundir a cultura da coleta seletiva e conscientização sobre a preservação do meio ambiente, promove a destinação correta aos resíduos sólidos recicláveis e evitar que sejam descartados no meio ambiente. Promover ações de engajamento e conscientização de seus colaboradores quanto à gestão de resíduos por meio de diálogos também são medidas realizadas para prevenir os impactos negativos sistêmicos. Em consonância com o esforço de disseminar a sustentabilidade com o valor do Grupo Equatorial. Em 2023 o programa permitiu coletar mais de 15 mil toneladas de resíduos. O material foi convertido em R$ 796 mil em bônus para clientes.

 

Os avanços do Grupo Equatorial na agenda ESG estão descritos em nosso Relatório de Sustentabilidade, divulgado anualmente. O documento pode ser acessado aqui.

Clique aqui e acesse o site Pelo Futuro Todo Dia.