Estratégia e Vantagens Competitivas

Vantagens Competitivas

A Equatorial Energia possui as seguintes vantagens competitivas:

Eficiência na Alocação de Capital

A Equatorial tem como estratégia expandir a sua atuação pela aquisição do controle, independente ou compartilhado, de empresas do setor elétrico, com foco nos segmentos de distribuição, transmissão e geração. O mercado alvo da Companhia abrange todo o território nacional.

Solidez Financeira

Em 31 de dezembro de 2020, a dívida líquida consolidada total da Companhia era de R$ 9.645 milhões (proporcionalmente à participação nas controladas). O índice de alavancagem da Equatorial Energia, medido pela relação entre a dívida líquida e o EBITDA era de 2,0 vezes naquela data, sendo mais um indicativo da capacidade financeira da Companhia, fator diferencial para a continuidade do processo de investimento e crescimento futuro.

Cultura e Modelo de Gestão Voltados para Resultados

A Equatorial Energia possui uma cultura corporativa voltada para resultados, sólidos valores e metas objetivas. O seu modelo de gestão tem como objetivo proporcionar eficiência operacional e rentabilidade. Esse modelo é baseado em um forte controle orçamentário, na disciplina financeira, na atração e retenção de profissionais qualificados, no estabelecimento de metas individuais, na atualização tecnológica e na remuneração variável para alinhamento de interesses entre acionistas, administradores, colaboradores e prestadores de serviços.

Excelência Operacional

A Equatorial preza pela qualidade operacional de suas controladas, tanto do ponto de vista de fornecimento como de atendimento. A Equatorial Maranhão ocupa a 8ª posição no ranking de qualidade da ANEEL (considerando distribuidoras com mais de 500 mil consumidores) nos últimos anos, e a Equatorial Pará evoluiu das últimas posições para a 2ª colocação em 2020.

Comprometimento com as Melhores Práticas de Governança Corporativa

A Equatorial Energia adota as práticas diferenciadas de governança corporativa do Novo Mercado da B3 desde 2008, garantindo a seus acionistas direitos complementares àqueles previstos na Lei das Sociedades por Ações e demais regras aplicáveis às sociedades por ações e ao mercado de capitais.

 Estratégia

Consolidação de Distribuidoras de Energia no Brasil

A estratégia principal da Equatorial Energia consiste em expandir sua atuação nos segmentos de distribuição, transmissão e geração de energia no Brasil, por meio da aquisição do controle, independente ou compartilhado, de empresas do setor elétrico. O grupo mira aquisições com extrema disciplina financeira, calcado na busca por um nível de retorno que seja condizente com os riscos assumidos no negócio em questão.

Aumento de Eficiência Operacional e Redução de Perdas Comerciais nas Operações da Equatorial Energia

Nos últimos anos, a Companhia obteve ganhos de produtividade expressivos na Equatorial Maranhão. O grau de eficiência medido pelo número de consumidores por empregado melhorou de 748 em 2003 para 3.304 em 2018. Esses resultados foram obtidos concomitantemente a uma sensível melhora de serviços da Equatorial Energia com a redução de 69,3% e 71,9%, entre 2006 e 2018, na frequência anual média de interrupções por consumidor (FEC) e na duração anual média em horas de interrupções por consumidor (DEC), respectivamente. O nível de perdas comerciais da Equatorial Maranhão foi reduzido de 29,8% ao final de 2006 para 17,2% ao final de 2018. Na Equatorial Pará, adquirida em 2012, foram atingidos resultados semelhantes. O seu nível de DEC e FEC foi melhorado em 76% e 69% desde 2012 a 2018. Em termos de perdas totais, a Equatorial Pará reduziu seu índice de 35% em 2012 para 28,3% ao final de 2018.

Avaliação Seletiva de Alternativas de Investimentos em Transmissão de Energia

Entre o final de 2016 e início de 2017, a Equatorial arrematou 8 lotes de transmissão, com investimento total estimado em R$ 4,6 bilhões (valores de 2016). Tal movimento foi bastante oportuno e mostrou-se muito atrativo em função das melhores condições (aumento do retorno oferecido, possibilidade de antecipação de receitas, dilatação do prazo de construção, dentre outros) oferecidas pelo governo para essa janela de leilões.

Em agosto de 2017, a Companhia adquiriu 51% do capital total da Integração Transmissora de Energia S. A. (“Intesa”), linha de transmissão operacional de 695 km, atravessando os Estados do Tocantins e Goiás.

Em 27 de setembro de 2018, a Equatorial Energia adquiriu, via leilão, os 49% restantes do capital da Integração Transmissora de Energia S. A. (“Intesa”) e passou a ser detentora de 100% do capital social da Intesa.

Última atualização em 2 de junho de 2021