2021
2021 – Expansão de atuação e Entrada no Setor de Saneamento
Comprometida com sua agenda de crescimento, em 2021 o grupo avançou no segmento de distribuição com a aquisição de duas distribuidoras de energia, nos estados do Rio Grande do Sul e Amapá, e iniciou um novo capítulo em sua trajetória, a partir da entrada no setor de saneamento, com a aquisição da concessão de saneamento do Amapá.
Em março de 2021, a Equatorial sagrou-se vencedora no leilão de privatização da CEEE-D, distribuidora de energia do Rio Grande do Sul, que até então era controlada pelo Estado do Rio Grande do Sul, e concluiu o processo de aquisição julho.
Em junho de 2021, a Equatorial sagrou-se vencedora no leilão de privatização da CEA, distribuidora de energia do Amapá, que até então era controlada pelo Estado do Amapá, e concluiu o processo de aquisição novembro.
Em setembro de 2021, a Equatorial , através do Consórcio Marco Zero, sagrou-se vencedora no leilão da concessão de saneamento do Amapá, que até então era controlada pelo Estado do Amapá. A concessão atende mais de 800 mil pessoas, e é uma concessão plena (Ampliação, Operação e Manutenção dos Sistemas de Água e Esgoto e Gestão Comercial), com prazo de 35 anos. A operação tem início previsto para Julho de 2022, e concluiu o processo de aquisição dezembro, iniciando o período de operação assistida.
Aquisição da E-Nova e compra de participação na Sol Energias
Em junho de 2021, o Grupo Equatorial através de sua controlada Equatorial Geração Distribuída SPE S.A., adquiriu 100% das quotas da E-Nova Instalação e Manutenção Ltda., que será transformada em sociedade por ações, com a consequente conversão da totalidade das quotas em ações e sua conversão em subsidiária integral. O valor envolvido nesta operação foi de R$ 7,5 milhões.
Em dezembro de 2018, a Equatorial adquiriu os 49% restantes do capital da Solenergias e passou a ser detentora de 100% do capital social da Solenergias e da Helios Energia Comercializadora e Serviços.
Venda da Participação na Geramar
Em dezembro de 2021, o Grupo Equatorial acordou a venda da totalidade de sua participação societária na Gera Maranhão.